O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os d ...
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License
