A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estu ...
Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estudos sobre a palavra artística, Maria Knebel (1898-1985), também foram utilizadas como fonte bibliográfica para o aprofundamento do tema da tese. A leitura de autores de diferentes campos do conhecimento foi suporte na produção de novas reflexões. Considerou-se como parte fundamental da metodologia da pesquisa a experiência prática como forma de acesso aos conhecimentos específicos que demanda o objeto de estudo. A vivência nas aulas de voz e fala ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento do Sistema, em uma prática de trabalho desenvolvida sob o legado das descobertas de Stanislávski. Com a pesquisa, revelam-se os conceitos, a metodologia de trabalho, os exercícios, os procedimentos e os princípios do Sistema que orientam a moderna pedagogia da fala cênica. As incursões teórico-práticas da pesquisa constituíram um período de revisão formativa para a pesquisadora, atriz e professora que a impulsionam a dar continuidade ao seu aperfeiçoamento, capacitando-a para prosseguir no desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, promovendo o avanço na metodologia de ensino da voz e da fala junto aos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSM. Ao ampliar a compreensão sobre o tema da pesquisa, busca-se a difusão dos conhecimentos artísticos e pedagógicos envolvidos, contribuindo para incentivar o cultivo do trabalho com a fala cênica no contexto da educação de atores brasileiros. ...
Abstract
This thesis has as its object of study the stage speech from the perspective of Konstantin Stanislavski's System (1863 -1938). The main objective of the investigation is to learn the practice — techniques, exercises, and procedures — and the theory — principles and notions — that underlie the field of stage speech according to the System. Stanislavski's work was the primary source to investigate artistic and pedagogical thinking about stage speech. The works of his disciple and collaborator in ...
This thesis has as its object of study the stage speech from the perspective of Konstantin Stanislavski's System (1863 -1938). The main objective of the investigation is to learn the practice — techniques, exercises, and procedures — and the theory — principles and notions — that underlie the field of stage speech according to the System. Stanislavski's work was the primary source to investigate artistic and pedagogical thinking about stage speech. The works of his disciple and collaborator in the studies on the creative word, Maria Knebel (1898-1985), were also used as bibliographic source for deepening the thesis's theme. Reading authors from different fields of knowledge supported new reflections. Practical experience was considered a fundamental part of the research methodology to access the specific knowledge that the object of study demands. The expertise in voice and speech classes taught by the Russian pedagogue Elena Konstantinovna Gaissionok was fundamental for the understanding and deepening the System in a work practice developed under the legacy of Stanislavski's discoveries. The modern pedagogy of stage speech is revealed with research, concepts, work methodology, exercises, procedures, and principles of the System that guide it. The theoretical-practical incursions of the research constituted a period of formative review for the researcher, actress, and teacher that impelled her to continue her improvement, enabling her to continue in the development of her pedagogical practice, promoting advances in teaching methodology of voice and speech with the students of the Course in Performing Arts at UFSM. By expanding the understanding of this research topic, the aim is to spread the artistic and pedagogical knowledge involved, contributing to encouraging spreading the work with stage speech in the context of the education of the Brazilian actors. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Cênicas (219)
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