Aditivos utilizados em refrigerantes comercializados em redes de supermercado de porto alegre (RS)
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Consumido no mundo todo, o refrigerante se faz presente na vida da maioria dos brasileiros. No Brasil o consumo per capita ainda permanece alto, mesmo que tenha caído nos últimos anos, em decorrência de uma tendência de consumo de alimentos considerados mais saudáveis e com menos aditivos. O objetivo deste trabalho foi verificar a frequência de uso de aditivos em refrigerantes. Além disso, relacionar o uso de adoçantes (edulcorantes) com a quantidade de açúcar presente nos produtos e a adaptaçã ...
Consumido no mundo todo, o refrigerante se faz presente na vida da maioria dos brasileiros. No Brasil o consumo per capita ainda permanece alto, mesmo que tenha caído nos últimos anos, em decorrência de uma tendência de consumo de alimentos considerados mais saudáveis e com menos aditivos. O objetivo deste trabalho foi verificar a frequência de uso de aditivos em refrigerantes. Além disso, relacionar o uso de adoçantes (edulcorantes) com a quantidade de açúcar presente nos produtos e a adaptação à nova rotulagem nutricional. Foi realizada uma revisão dos aditivos mais utilizados em refrigerantes através da legislação, artigos, livros e revistas cientificas. Para o levantamento de dados foram coletadas informações sobre 37 refrigerantes comercializados em três supermercados de redes diferentes da cidade de Porto Alegre (RS). Os aditivos foram analisados conforme a sua classe, e assim, foi possível verificar aqueles mais frequentemente utilizados no total e de acordo com o seu sabor. A única classe presente em todos os produtos foi a de aromatizantes, seguido dos acidulantes, conservantes, corantes (sendo o mais frequente o corante Caramelo IV), edulcorantes, sequestrantes, reguladores de acidez, antioxidante e espessante (que esteve presente somente em um dos produtos). Os edulcorantes são utilizados mesmo nos produtos não considerados zero açúcares ou diet, reduzindo a quantidade de açúcar no produto. Pode ser verificado que 12 dos 37 refrigerantes, precisariam apresentar rotulagem frontal indicando que se trata de um produto com alto conteúdo de açúcar adicionado, de acordo com a nova legislação referente a rotulagem de alimentos e bebidas. Pode-se concluir que a utilização de aditivos é importante para maior preservação e qualidade dos refrigerantes, mas que é um mercado com diversas possibilidades de desenvolvimento, incluindo formulações com um número reduzido de aditivos, indo de encontro à tendência por diminuir o uso dos mesmos. ...
Abstract
Consumed all over the world, soda is present in the lives of most Brazilians. In Brazil, per capita consumption still remains high, even though it has fallen in recent years, as a result of a trend towards consumption of foods considered healthier and with fewer additives. The objective of this work was to verify the frequency of use of additives in soft drinks. In addition, relate the use of sweeteners (sweeteners) with the amount of sugar present in the products and the adaptation to the new ...
Consumed all over the world, soda is present in the lives of most Brazilians. In Brazil, per capita consumption still remains high, even though it has fallen in recent years, as a result of a trend towards consumption of foods considered healthier and with fewer additives. The objective of this work was to verify the frequency of use of additives in soft drinks. In addition, relate the use of sweeteners (sweeteners) with the amount of sugar present in the products and the adaptation to the new nutritional labeling. A review of the most used additives in soft drinks was carried out through legislation, articles, books and scientific journals. For data collection, information was collected on 37 soft drinks sold in three different supermarkets in the city of Porto Alegre (RS). The additives were analyzed according to their class, and thus, it was possible to verify those most frequently used in total and according to their flavor. The only class present in all products was flavoring agents, followed by acidulants, preservatives, coloring agents (the most frequent being Caramelo IV), sweeteners, sequestrants, acidity regulators, antioxidants and thickeners (which were present only in one of the products). Sweeteners are used even in non-sugar or diet products, reducing the amount of sugar in the product. It can be seen that 12 of the 37 soft drinks would need to present front labeling indicating that it is a product with a high content of added sugar, according to the new legislation regarding food and beverage labeling. It can be concluded that the use of additives is important for greater preservation and quality of soft drinks, but that it is a market with several possibilities for development, including formulations with a reduced number of additives, in line with the tendency to reduce their use. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License