Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEggert, Edlapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Márcia Alves dapt_BR
dc.contributor.authorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-026Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247018pt_BR
dc.description.abstractAprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractWe learn from the study and research groups in which we operate and research. One of the learning experiences we have had during our academic course has been the articulation of feminist studies, participatory research and autobiographical research. In this article, we present our understanding about the integration of those three aspects, which produce our make think about research in the Education through the concept of interpenetration, that is a technique of manual weaving. Reveals threads that come together, but do not get confused forming drawings. Therefore, this technique of interpenetration is used as a metaphor in order to think about our methodological option. Departing from these analyses, such a concept represents the search for a profuse making-think with women excluded from the formal processes education, women who get their education through life and the everyday resistance to gender, class and race subjugation, as well from the world of work.en
dc.description.abstractAprendemos junto a los grupos de estúdio e investigación en los que operamos e investigamos. Uno de los aprendizajes, durante nuestros recorridos profesionales, ha sido la articulación de los estudios feministas, con la investigación participante y la investigación autobiográfica. En este artículo mostramos nuestra comprensión sobre la integración de estos tres aspectos, que producen desdoblamientos en el hacer pensar la investigación en Educación a través del concepto de interpenetración, técnica de tejido manual, que presenta hilos que se juntan, pero que no se confunden formando dibujos. De esta manera, utilizamos dicha técnica, como metáfora para pensar en nuestra opción metodológica. Partiendo de estos análisis, el concepto representa la búsqueda de un hacer/ pensar fecundo entre las mujeres excluidas de los procesos formales de Educación, pero que se educan en la vida, en las resistencias diarias al sometimiento de género, clase y raza e igualmente en el mundo del trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos feministas. Florianópolis, SC. Vol. 30, n.2 (2022), e77384, 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeminist studiesen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectParticipatory researchen
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectAutobiographical researchen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectInterpenetrationen
dc.subjectEstudios feministases
dc.subjectInvestigación participantees
dc.subjectInvestigación autobiográficaes
dc.subjectInterpenetraciónes
dc.titleDos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministaspt_BR
dc.title.alternativeAbout threads that interpenetrate in weaving : a concept for feminist studiesen
dc.title.alternativeLos hilos que se interpenetran en el tejido : un concepto para los estudios feministases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147879pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples