Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTheves, Denise Wildnerpt_BR
dc.contributor.authorLima, João Francisco Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246959pt_BR
dc.description.abstractO estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade.pt_BR
dc.description.abstractThe study deals with the teaching of Geography and History in the Initial Years of Elementary School. It discusses perspectives for the teaching of these curricular components in the direction of dialogue with everyday life and that considers children as active subjects participating in this educational space-time. The text argues in favor of methodologies that consider the reading of space through the movement that happens in the interaction of children with the lived space, seeking explanations in the place and in other scales of temporal and spatial analysis. In this way, it postulates a teaching focused on learning to read and write the world, through the analysis of geographic space, which bears the marks of people's lives and, therefore, is loaded with historicity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJorge, Welington Junior (Org.). Perspectivas da educação brasileira no século XXI : vol. 2. Maringá : Uniedusul, 2022. P. 78-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleA docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciaispt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001148023pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples