Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Júlia Scalcopt_BR
dc.contributor.authorLópez Castillo, Sergio Armandopt_BR
dc.contributor.authorZoltowski, Ana Paula Coutopt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-06T04:55:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1808-4281pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246313pt_BR
dc.description.abstractA avaliação da motivação para aprender é um aspecto relevante em contextos educacionais, pois a motivação pode influenciar o engajamento dos estudantes, sua aprendizagem e seu desempenho em tarefas acadêmicas. O objetivo deste estudo foi propor uma versão breve da Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U Breve). A EMAPRE-U é uma escala de 28 itens que avalia três dimensões motivacionais: meta aprender, meta performance-aproximação e meta performance-evitação. Participaram do estudo 525 universitários do primeiro ano de graduação de uma universidade pública. Através de análises fatoriais exploratórias e de conteúdo dos itens chegou-se a uma versão com 15 itens. Análises fatoriais confirmatórias e de correlação com construtos relacionados forneceram evidências de validade para a medida breve, e indicaram um bom ajuste dos dados ao modelo trifatorial. Os resultados sugerem que o instrumento tem o potencial de contribuir para a avaliação da motivação para aprendizagem na educação superior, ainda que aprimoramentos possam ser feitos no futuro.pt_BR
dc.description.abstractThe assessment of motivation to learn is a relevant aspect in educational contexts as motivation can influence student engagement, learning, and performance in academic tasks. The aim of this study was to propose a brief version of the Motivation Scale for Learning in University Students (EMAPRE-U Brief). The EMAPRE-U is a 28-item scale that assesses three motivational dimensions: the learning goal, the performance-approach goal, and the performance-avoidance goal. The study included 525 first-year undergraduate students at a public university. Through exploratory factor analysis and item content analysis, a 15-item version was developed. Confirmatory factor analysis and correlation with theoretically related constructs provided evidence of validity for the brief measure and indicated a good fit of the data to the three-factor model. The results suggest that the instrument has the potential to contribute to the assessment of motivation for learning in higher education, although improvements could be made in the future.en
dc.description.abstractLa evaluación de la motivación para aprender es un aspecto relevante en los contextos educativos, ya que la motivación puede influir en el compromiso, aprendizaje y desempeño del estudiante en las tareas académicas. El objetivo de este estudio fue proponer una versión breve de la Escala de Motivación para el Aprendizaje en Estudiantes Universitarios (EMAPRE-U Brief). La EMAPRE-U es una escala de 28 ítems que evalúa tres dimensiones motivacionales: metas de aprendizaje, metas de aproximación al rendimiento y metas de evitación del rendimiento. El estudio incluyó a 525 estudiantes de primer año de pregrado de una universidad pública. A través del análisis factorial exploratorio y el contenido de los ítems, se llegó a una versión de 15 ítems. Los análisis factoriales confirmatorios y las correlaciones con constructos relacionados proporcionaron evidencia de validez para la versión breve, e indicaron un buen ajuste de los datos al modelo de tres factores. Los resultados sugieren que el instrumento tiene el potencial de contribuir a la evaluación de la motivación para el aprendizaje en la educación superior, aunque podrían realizarse mejoras en el futuro.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos e pesquisas em psicologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2001-. Vol. 22, no. 2 (maio/ago. 2022), p. 773-793pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectPesquisa em psicologiapt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectMotivaciónes
dc.subjectAprendizajees
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectEducación superiores
dc.titleEscala de motivação para aprendizagem em universitários : versão brevept_BR
dc.title.alternativeLearning motivation in higher education scale : brief versionen
dc.title.alternativeEscala de motivación para el aprendizaje en universitarios : versión abreviadaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001146404pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples