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dc.contributor.advisorMontagner, Franciscopt_BR
dc.contributor.authorReolon, Matheus Luispt_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:46:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246233pt_BR
dc.description.abstractTraumatismos dentais (TDs) são ocasionados por um impacto na cavidade bucal e acometem os tecidos duros e os tecidos de sustentação do dente. A abordagem inicial é primordial, e muitas vezes é feita por pessoas próximas ao paciente. A rede mundial de computadores facilita o acesso à informação em saúde. O objetivo deste estudo foi desenvolver, validar e aplicar um questionário para conhecer as ferramentas e estratégias de busca utilizadas pela população, além de avaliar as informações online disponíveis sobre trauma dental, utilizando termos de busca fornecidos pelos participantes. No Momento I, produziu-se um questionário validado por Juízes de Conteúdo (grupo J1 – 15 docentes; grupo J2 – 15 leigos) em duas rodadas de avaliação. Na análise de dados do Momento I, utilizou-se o Teste de Mann-Whitney (α=5%) para comparação da versão 1 com a versão 2, assim como para a comparação entre os grupos J1 e J2. O cálculo do Alfa de Cronbach estimou a confiabilidade do instrumento. No Momento II, realizou-se um estudo observacional transversal por meio de questionário em plataforma digital Google Forms. Estabeleceu-se uma amostra não probabilística de 428 participantes, recrutados por meio da estratégia de “bola de neve”, no período de 11/03 a 13/03 de 2022. A análise se deu de forma quantitativa para os dados sociodemográficos e de eventos de traumatismo dentário. No Momento III foram determinados os termos-chave de busca de acordo com as palavras escolhidas pelos participantes do estudo Por fim, no Momento IV a avaliação da qualidade e da confiabilidade do conteúdo disponível on-line foi realizada utilizando-se o questionário DISCERN. A leiturabilidade foi determinada por meio do software Coh-Metrix-Port 3.0. Realizou-se análise qualitativa temática das informações contidas em cada publicação. Os resultados da validação do questionário mostraram uma diferença estatística entre a avaliação dos grupos J1 e J2 tanto para a versão 1 quanto para a versão 2 (P<0.001). O cálculo do Alfa de Cronbach sugere aumento da confiabilidade da versão 2 (0,807) em relação à primeira versão (0,764). Dentre os participantes do Momento II, 71,5% (306/428) dos respondentes eram do sexo feminino; 92% (395/428) tinham ensino superior (completo ou incompleto); 51,1% (219/428) recebiam até 6 salários mínimos e 36,6% (157/428) pertencem à Geração Y (nascidos entre os anos 80 e 90). Além disso, 44,6% (191/428) informaram já terem sofrido algum tipo de traumatismo dentário e 21,5% (41/237) participaram de alguma experiência de traumatismo em terceiros. Dos participantes com alguma 7 experiência em trauma, 49% (119/242) relataram que buscaram informações após o ocorrido. Cerca de 75% (313/428) de todos os participantes relatam que buscariam alguma informação on-line caso ocorresse um traumatismo dentário. Destes, 71,6% (224/313) informaram que preferem utilizar a plataforma Google para realizar a busca, e 49,5% (155/417) informaram que leem até os cinco primeiros resultados. Os achados a partir da aplicação do instrumento DISCERN demonstram uma baixa confiabilidade e qualidade das informações fornecidas aos pacientes (mediana = 38,7; +- 11,16; IC95 = 30,74-46,7). Quando analisada a relação entre a qualidade da informação e a leiturabilidade, percebeu-se que há uma correlação negativa forte e estatisticamente significante entre valores de DISCERN e leiturabilidade (Correlação de Pearson, P=0,0185, r=-0,7216), mostrando que quanto melhor a qualidade do texto mais difícil é a compreensão do leitor. A análise qualitativa dos textos permitiu, ainda, observar que a muitos dos sites analisados não relatam as informações de acordo com as diretrizes da Associação Internacional de Traumatismo Dentário (IADT). Com o presente estudo, constata-se que é possível elaborar um instrumento com alta confiabilidade para avaliação de buscas de informações relacionadas ao TDs. A rede mundial de computadores é utilizada com frequência como forma de obtenção de informações relacionadas TDs, especialmente sites de busca como o Google. Concluise, assim, que as informações fornecidas aos pacientes são imprecisas, com baixa confiabilidade e sem rigor referencial, o que pode levar a transmissão de conhecimentos equivocados e colocar em risco o manejo inicial de lesões dentárias traumáticas.pt_BR
dc.description.abstractDental injuries (DTs) are caused by an impact on the oral cavity and affect tooth’s hard and supporting tissues. The initial approach is paramount, and is often done by people close to the patient. The world wide web facilitates access to health information. The objective of this study was to develop, validate and apply a questionnaire to learn about the search tools and strategies used by the population, in addition to evaluating the available on-line information about dental trauma, using search terms provided by the participants. In Moment I, a questionnaire was produced, validated by Content Judges (group J1 – 15 professors; group J2 – 15 general people) in two evaluation rounds. In the analysis of Moment I data, the Mann-Whitney Test (α=5%) was used to compare version 1 with version 2, as well as for the comparison between groups J1 and J2. The calculation of Cronbach's Alpha estimated the instrument's reliability. In Moment II, a cross-sectional observational study was carried out using a questionnaire on the Google Forms digital platform. A non-probabilistic sample of 428 participants was established, recruited through the "snowball" strategy, from 11/03 to 13/03, 2022. The analysis was carried out quantitatively for data on sociodemographic and dental trauma event. At Moment III, the search key terms were determined according to the words chosen by the study participants. Finally, at Moment IV, the assessment of the quality and reliability of the content available on-line was performed using the DISCERN questionnaire. Readability was determined using Coh-Metrix-Port 3.0 software. A qualitative thematic analysis of the information contained in each publication was performed. The results of the questionnaire validation showed a statistical difference between the assessment of groups J1 and J2 for both version 1 and version 2 (P<0.001). The calculation of Cronbach's Alpha suggests an increase in the reliability of version 2 (0.807) in relation to the first version (0.764). Among the participants in Moment II, 71.5% (306/428) of the respondents were female; 92% (395/428) had higher education (complete or incomplete); 51.1% (219/428) received up to 6 minimum wages and 36.6% (157/428) belong to Generation Y (born between the 80s and 90s). Beyond that, 44.6% (191/428) reported having already suffered some type of dental trauma and 21.5% (41/237) participated in some trauma experience with others. Of the participants with some experience in trauma, 49% (119/242) reported that they sought information after the event. About 75% (313/428) of all participants report that they would seek some information on-line if dental trauma 9 occurred. Of these, 71.6% (224/313) reported that they prefer to use the Google platform to perform the search, and 49.5% (155/417) reported that they read up to the first five results. The findings from the application of the DISCERN instrument demonstrate a low reliability and quality of the information provided to patients (median = 38.7; +- 11.16; CI95 = 30.74-46.7). When analyzing the relationship between information quality and readability, it was noticed that there is a strong and statistically significant negative correlation between DISCERN values and readability (Pearson Correlation, P=0.0185, r=-0.7216), showing that the better the quality of the text, the more difficult it is for the reader to understand. The qualitative analysis of the texts also made it possible to observe that many of the websites analyzed do not report information in accordance with the guidelines of the International Association of Dental Traumatology (IADT). With the present study, it appears that it is possible to develop an instrument with high reliability for the evaluation of information searches related to DTs. The world wide web is often used as a way to obtain information related to DTs, especially search engines such as Google. It is concluded, therefore, that the information provided to patients is imprecise, with low reliability and lack of referential rigor, which can lead to the transmission of mistaken knowledge and jeopardize the initial management of traumatic dental injuries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraumatismo dentáriopt_BR
dc.subjectPatientsen
dc.subjectTooth injuriesen
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectAccess to informationen
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectSelf careen
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.titleO paciente e as informações disponíveis on-line sobre traumatismo dentário : uma relação ainda não exploradapt_BR
dc.title.alternativePatient and information available online about traumatic dental injuries : an unknown relationshipen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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