Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorRosa, Priscila Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:43:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246206pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa nasce da experiência pessoal da pesquisadora, em relação à deficiência. Essa interroga as artes da cena na perspectiva da participação artística de corpos com deficiência. A aparente (im)possibilidade torna-se plausível a partir do estudo a trajetória de resiliência da coreógrafa e bailarina escocesa Claire Cunningham e da atriz brasileira Jéssica Teixeira, tendo como corpus de análise os espetáculos The Way You Look (at me) Tonight (2016) e E.L.A (2018). A questão central do estudo é identificar de que maneira a deficiência aparece em cena e comporta-se como um elemento de potência do jogo cênico. Além da análise dos documentos videográficos, a pesquisa está ancorada em entrevistas realizadas pela autora da pesquisa. Para sustentar essa discussão, servem de apoio os conceitos Escultura Social, Performatividade e Técnica do Estranhamento. No que diz respeito aos referenciais teóricos, destacam-se estudos dos artistas e pesquisadores: Butler (2004, 2015), Breton (2009; 2011), Albright (1997), Kuppers (2005; 2007) e Mello (2013; 2014). De forma a fugir de uma lógica secular ou de ressignificação do corpo a partir de intervenções, essa pesquisa busca evidenciar corpos ditos “despadronizados” através de abordagens poéticas das artes da cena, observando perspectivas relativas à recepção do público e, especialmente, à prática do fazer cênico.pt_BR
dc.description.abstractThis research is born from the researcher's personal experience in relation to disability. That questions the performing arts in regards of the artistic participation of disabled bodies. It brings as the core of the analysis the plays The Way You Look (at me) Tonight (2016), by Scottish dancer and choreographer Claire Cunningham and E.L.A (2018) by Brazilian actress Jessica Teixeira. The core aspect of this research is to identify the way disability appears in the scene and behaves like an element of power in the scenic play. Besides the analysis of the videographic documents, this research is also based on interviews realized by the author. To support this discussion, the author brings the concepts of body and disability. In regards to the theoretical references, it highlights the works of Butler (2004, 2015), Breton (2009; 2011), Albright (1997), Kuppers (2005; 2007) and Mello (2013; 2014). In order to avoid an outdated logic or ressignification of the body through interventions, this research aims to show bodies said to be "non-standard" through poetic approaches in the scenic arts, taking in consideration perception of the public and, mainly, the scenic practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDisability artisten
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAccessible sceneen
dc.subjectDança : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectBody-politicsen
dc.subjectDanceen
dc.subjectArtistapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleEstética do (Im)Possível : A deficiência como Potência na Criação Cênicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBerselli, Marciapt_BR
dc.identifier.nrb001146287pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples