Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPerussatto, Melina Kleinertpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-29T04:50:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1519-5902pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245672pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa o projeto de escola noturna defendido entre 1902 e 1904 pelo O Exemplopara identificar estratégias de efetivação do projeto político do referido jornal da imprensa negra e articulações entre educação e emancipação na construção de lutas políticas no pós-abolição. Especificamente, aborda as críticas ao projeto republicano em implementação, as conexões entre as agendas negras e operárias, os diálogos afrodiaspóricos e a participação feminina. Utiliza a perspectiva da história social, e O Exemplo é a principal fonte de análise. A escola noturna não se materializou, mas seu projeto e debate registram a agência de trabalhadores negros na construção da educação popular e sua valorização histórica nos projetos de emancipação negra.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes the night school project defended between 1902 and 1904 by O Exemploto identify strategies to implement the political project of that black newspaper and articulations between education and emancipation in the construction of political struggles in the post-abolition. Specifically, the article focused on criticism of the republican project that was being implemented, the connections between black and working-class agendas, afro-diasporic dialogues, and female participation. It uses the perspective of social history and O Exemplois the main source of analysis. The night school did not materialize, but its project and discussion record the agency of black workers in the construction of the popular education and its historical valorization in the projects of black emancipation.en
dc.description.abstractEl artículo analiza el proyecto de escuela nocturna defendido entre 1902 y 1904 por O Exemplopara identificar estrategias de implementación del proyecto político del mencionado periódico negro y articulaciones entre educación y emancipación en la construcción de luchas políticas en el período post-abolición. Específicamente, aborda las críticas al proyecto republicano que se estaba implementando, las conexiones entre las agendas negras y obreras, los diálogos afrodiaspóricos y la participación femenina. Utiliza la perspectiva de la historia social y O Exemploes la principal fuente de análisis. La escuela nocturna no se concretó, pero su proyecto y debate registran la agencia de los trabajadores negros en la construcción de la educación popular y su valor histórico en los proyectos de emancipación negra.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação. Vol. 22, n. 1 (2022), p. 1-25, e217pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectBlack projectsen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectFirst Republicen
dc.subjectEducación populares
dc.subjectProyectos negroses
dc.subjectRacismoes
dc.subjectPrimera República.es
dc.titleEscola Noturna "O Exemplo" : educação e emancipação dos trabalhadores na imprensa negra do pós-abolição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)pt_BR
dc.title.alternativeNight school ‘O Exemplo’: education and emancipation of workers in the post-abolition black press (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)en
dc.title.alternativeEscuela nocturna ‘O Exemplo’: educación y emancipación de los trabajadores en la prensa negra post-abolición (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144844pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples