A mediação de leitura e a Biblioterapia como facilitadores do processo de memória e de narrativas pessoais em instituições de longa permanência para idosos
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso realiza um estudo sobre a relação entre a mediação de leitura e a Biblioterapia com idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Tem como enfoque a facilitação dos processos de memória e de narrativas pessoais desses idosos. Apresenta em seu referencial teórico os seguintes tópicos: velhice; Instituições de Longa Permanência para Idosos; mediação de leitura; mediação de leitura com o viés da Biblioterapia; memória e o processo de Bib ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso realiza um estudo sobre a relação entre a mediação de leitura e a Biblioterapia com idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Tem como enfoque a facilitação dos processos de memória e de narrativas pessoais desses idosos. Apresenta em seu referencial teórico os seguintes tópicos: velhice; Instituições de Longa Permanência para Idosos; mediação de leitura; mediação de leitura com o viés da Biblioterapia; memória e o processo de Biblioterapia; narrativas pessoais e o registro das mesmas. Caracteriza se como um Estudo de Caso. Contextualiza o estudo, apresentando a instituição escolhida em questão e o Projeto de Extensão ViVendo Histórias. Expõe sobre a coleta e a análise dos dados obtidos, através de observação e entrevista semiestruturada relacionadas à bibliografia pesquisada. Registra trechos das narrativas dos idosos acrescidas das do autor para entregar à instituição estudada. Entende como representativa a heterogeneidade obtida na coleta e análise dos dados. Tem como resultados a efetividade da Biblioterapia em promover qualidade de vida para idosos institucionalizados. ...
Abstract
This monograph conduct a study about the relation between reading mediation and Bibliotherapy with seniors residents in a long-stay care institution for the Elderly. It focuses on facilitating processes of memory and personal narratives of these elderly people. It presents theoretical reference with the following subjects:old age; long-stay care institution for the Elderly; reading mediation; reading mediation with the Bibliotherapy; memory and the Bibliotherapy process; personal narratives and ...
This monograph conduct a study about the relation between reading mediation and Bibliotherapy with seniors residents in a long-stay care institution for the Elderly. It focuses on facilitating processes of memory and personal narratives of these elderly people. It presents theoretical reference with the following subjects:old age; long-stay care institution for the Elderly; reading mediation; reading mediation with the Bibliotherapy; memory and the Bibliotherapy process; personal narratives and its records. It is characterized as a Case Study. It contextualizes the study, presenting the chosen institution in question and the ViVendo Histórias Extension Project. It exposes about the collection and analysis of the data obtained, through observation and semi structured interviews related to the theoretical reference. It records excerpts from the narratives of the elderly added those of the author to give to the studied institution. It understands as representative the heterogeneity obtained in the collection and analysis of data. It results in the effectiveness of Bibliotherapy in promoting quality of life for institutionalized old people. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License