A iconologia de Posídon e o mito da disputa contra Atena : identidade étnica ateniense nas cerâmicas áticas (VI - IV A.E.C.)
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho examina a iconografia do deus Posídon e as cenas de pinturas vasculares que retratam o mito em que ele enfrenta a deusa Atena pela posse da terra Ática para investigar como se construiu a identidade étnica ateniense no séc. V A.E.C.. A partir da comparação das cerâmicas com pinturas alusivas a narrativa mítica da disputa entre as duas divindades produzidos antes e depois do estabelecimento da talassocracia em Atenas, que ocorre após a batalha naval em Salamina em 480 A.E.C., ...
O presente trabalho examina a iconografia do deus Posídon e as cenas de pinturas vasculares que retratam o mito em que ele enfrenta a deusa Atena pela posse da terra Ática para investigar como se construiu a identidade étnica ateniense no séc. V A.E.C.. A partir da comparação das cerâmicas com pinturas alusivas a narrativa mítica da disputa entre as duas divindades produzidos antes e depois do estabelecimento da talassocracia em Atenas, que ocorre após a batalha naval em Salamina em 480 A.E.C., pretende-se averiguar como as transformações na sociedade motivaram os artistas na criação das imagens e de que forma utilizam-se as composições como estratégias discursivas para explicar o sucesso ateniense no ambiente marítimo através da associação do deus dos mares com a cidade. ...
Abstract
The present work examines the iconography of the god Poseidon and the scenes of vascular paintings that portray the myth in which he confronts the goddess Athena for the possession of the Attic land to investigate how the Athenian ethnic identity was built in the fifth century B.C.E. From the comparison of ceramics with paintings alluding to the mythical narrative of the dispute between the two deities produced before and after the establishment of thalassocracy in Athens, which takes place aft ...
The present work examines the iconography of the god Poseidon and the scenes of vascular paintings that portray the myth in which he confronts the goddess Athena for the possession of the Attic land to investigate how the Athenian ethnic identity was built in the fifth century B.C.E. From the comparison of ceramics with paintings alluding to the mythical narrative of the dispute between the two deities produced before and after the establishment of thalassocracy in Athens, which takes place after the naval battle in Salamis in 480 B.C.E., it is intended to investigate how the transformations in society motivated the artists in the creation of images and how the compositions are used as discursive strategies to explain the Athenian success in the maritime environment through the association of the god of the seas with the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (791)
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