Sociologia no ensino médio : heteronormatividade no âmbito escolar, um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho acadêmico baseia-se em um estudo de caso feito durante o período de estágio obrigatório em uma Escola de Ensino Médio - EJA, na zona Leste de Porto Alegre. Neste estudo foram observadas duas estudantes transgênero, pelo período de um ano, descrevendo suas interações com colegas, com a instituição escolar, com os professores, com os funcionários e como as questões de gênero englobam essas relações. Desta maneira busca-se compreender como à heteronormatividade se faz presente nas re ...
Este trabalho acadêmico baseia-se em um estudo de caso feito durante o período de estágio obrigatório em uma Escola de Ensino Médio - EJA, na zona Leste de Porto Alegre. Neste estudo foram observadas duas estudantes transgênero, pelo período de um ano, descrevendo suas interações com colegas, com a instituição escolar, com os professores, com os funcionários e como as questões de gênero englobam essas relações. Desta maneira busca-se compreender como à heteronormatividade se faz presente nas relações e nos conflitos destas personagens no âmbito escolar. O estudo fora realizado a partir de leituras e conceitos obtidos principalmente das autoras Judith Butler e Guacira Lopes Louro, referências no estudo das questões de gênero. ...
Abstract
This academic work is based on a case study carried out into the internship at a School of High School - EJA, in the East zone of Porto Alegre city. In this study two transgender students were observed for a period of one year, describing their interactions with colleagues, the school institution, teachers, employees and how gender issues encompass these relationships. In this way it is sought to understand how heteronormativity is present in the relationships and conflicts of these characters ...
This academic work is based on a case study carried out into the internship at a School of High School - EJA, in the East zone of Porto Alegre city. In this study two transgender students were observed for a period of one year, describing their interactions with colleagues, the school institution, teachers, employees and how gender issues encompass these relationships. In this way it is sought to understand how heteronormativity is present in the relationships and conflicts of these characters in the school context. The study was based on readings and concepts obtained mainly from the authors Judith Butler, Guacira Lopes Louro, references in the study of gender issues. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License