É mesmo (só) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)? : avaliando TDAH e encontrando dislexia
dc.contributor.author | Cortez, Marilene Tavares | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Luciana Karine de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Angela Maria Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-23T05:05:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-5371 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/245487 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dado que déficits na velocidade de processamento são fator de risco para TDAH e dislexia, investigou-se o perfil cognitivo de indivíduos com TDAH e com indicadores de dislexia. Compuseram a amostra escolares com idade entre 7 e 15 anos (62% masculino), sendo 23 diagnosticados com TDAH, 17 em risco para TDAH e 31 crianças em grupo controle. A avaliação incluiu os subtestes do WISC e tarefas tais como Stroop Palavra-Cor, nomeação seriada rápida, fluência verbal, repetição de pseudopalavras, e supressão de fonemas. Após, os participantes foram reclassificados: 45 sem TDAH nem risco para dislexia; 9 com TDAH; 6 com sinais de dislexia; e 11 com TDAH e sinais de dislexia. Os sérios déficits cognitivos apresentados pelo último grupo confirmam os achados sobre o seu fracasso escolar. A comorbidade TDAH-dislexia necessita ser melhor investigada na avaliação diagnóstica de escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Given that processing speed deficits are a risk factor for ADHD and dyslexia, we investigated the cognitive profile of individuals with ADHD and with indicators of dyslexia. The sample comprised children between the ages of 7 and 15 (62% male), 23 of whom were diag-nosed with ADHD, 17 were at risk for ADHD, and 31 formed the control group. The evaluation included WISC subtests and tasks such as Word-Color Stroop, rapid automatized naming, verbal fluency, pseudowords repetition, and phoneme suppression. After this procedure, the participants were reclassified: 45 without ADHD or signs of dyslexia; 9 with ADHD; 6 with signs of dyslexia; and 11 with ADHD and signs of dyslexia. The serious cognitive deficits presented by the latter justify the findings on school failure to which it is subject. ADHD-dyslexia comorbidity needs to be better investigated in the diagnostic evaluation of schoolchildren with complaints of learning difficulties. | en |
dc.description.abstract | Dado que los déficits en la velocidad de procesamiento son factor de riesgo para TDAH y dislexia, se investigó el perfil cognitivo de individuos con TDAH y con indicadores de dislexia. Compusieron la muestra escolares con edad entre 7 y 15 años (62% masculino), siendo 23 diagnosticados con TDAH, 17 en riesgo para el TDAH y 31 para grupo controle. La evaluación incluyó las subpruebas del WISC y tareas tales como Stroop Palabra-Color, nombramiento seriado rápido, fluencia verbal, repetición de pseudopalabras, y supresión de fonemas. Después de ese procedimiento los participantes fueron reclasificados: 45 sin TDAH ni signos de dislexia; 9 con TDAH; 6 con signos de dislexia; y 11 con TDAH y signos de dislexia. Los serios déficits cognitivos presentados por el último grupo confirman los hallazgos sobre su fracaso escolar. La comorbilidad TDAH-dislexia necesita ser mejor investigada en la evaluación diagnóstica de escolares con quejas de dificultades de aprendizaje. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psico. Porto Alegre. Vol. 50, n. 3 (abr./jun. 2019), e-29924, 17 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Cognitive processes | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Attention deficit disorder with hyperactivity | en |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Dyslexia | en |
dc.subject | Procesos cognitivos | es |
dc.subject | Evaluación | es |
dc.subject | Trastorno por déficit de atención con hiperactividad | es |
dc.title | É mesmo (só) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)? : avaliando TDAH e encontrando dislexia | pt_BR |
dc.title.alternative | Is it really (just) Attention Deficit-Hyperactivity Disorder (ADHD)? : assessing ADHD and finding dyslexia | en |
dc.title.alternative | Es mismo (sólo) Transtorno de Déficit de Atención/Hiperatividad (TDAH)? : avaliando TDAH y encontrando dislexia | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129512 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39149)Ciências Humanas (6693)