Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Luciana Karine dept_BR
dc.contributor.authorMartínez, Sophia Beylouni Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-23T05:03:12Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-8220pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245413pt_BR
dc.description.abstractA escola é promotora de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, tem envolvido os estudantes em ações que promovam tanto questões éticas relacionadas à justiça como à benevolência. O objetivo desse estudo é descrever as ações voltadas a campanhas de doação protagonizadas por escolas. Foram analisados os conteúdos de 49 postagens na Internet de campanhas de doação realizadas por escolas brasileiras. Entre os principais resultados, observou-se que 70% das escolas são da rede privada de ensino, a doação de sangue como o objetivo mais citado, uma estratégia não competitiva foi utilizada em quase todas as campanhas, com predominância do valor da solidariedade nos conteúdos analisados. Os resultados são interpretados com base em estudos nacionais e internacionais dedicados aos temas da doação, da generosidade e do desenvolvimento moral. São apresentadas recomendações voltadas para a criação e desenvolvimento de campanhas de doação protagonizadas por escolas.pt_BR
dc.description.abstractThe school context promotes human development in every aspect. Along these lines, it has engaging students in actions that foster ethical topics related to justice and benevolence. The objective of this study is to describe actions towards donation campaigns conducted by schools. We analyzed the contents of 49 Internet posts about donation campaigns made by Brazilian schools. Amongst the main results, we observed that: 70% of the schools are private, blood donation is the most frequent goal cited, a non-competitive strategy was utilized in nearly all campaigns, with predominance of the value of solidarity in the analyzed contents. Results are discussed alongside national and international studies dedicated to donation, generosity, and moral development. Recommendations are made to guide the creation and development of donation campaigns conducted by schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2020), e15300, 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDoaçõespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectValuesen
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectDonationen
dc.titleA escola na promoção de ações voltadas à doaçãopt_BR
dc.title.alternativeSchool promoting actions toward donations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129371pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record