Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPozzobon, Magdapt_BR
dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-23T05:02:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0719-0581pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245402pt_BR
dc.description.abstractO presente relato de experiência apresenta uma intervenção sistêmica multifamiliar na qual foram utilizados recursos expressivos como instrumentos para reforçar o suporte familiar de adolescentes com histórico de baixo desempenho escolar, matriculados em duas escolas da rede de ensino fundamental de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As atividades desenvolvidas foram fundamentadas no conceito de suporte familiar e privilegiaram as dimensões afetividade, adaptação e autonomia. Constatou-se que a utilização dos recursos expressivos (desenho, história, escrita criativa, sucata, argila e música) propiciou um ambiente lúdico, descontraído e de cumplicidade, que facilitou a expressão de emoções, promoveu insight e estimulou o desenvolvimento de novos comportamentos relaci-onados ao suporte familiar, como partilhar atividades, elogiar, brincar e valorizar o grupo familiar, promovendo tam-bém o desempenho escolar dos filhos adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThe present experience reports a systemic multi-family intervention in which expressive resources were used as in-struments for reinforcing the support of families of adolescents with a history of low academic performance, enrolled in two primary schools in a city in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The activities were based on the concept of family support and privileged the dimensions affective-consistent, family adaptation and autonomy. The use of expressive resources (drawing, story, creative writing, scrap metal, clay, and music) provided a playful, relaxed envi-ronment of complicity, which facilitated the expression of emotions, insight and stimulated the development of new behaviours related to family support, like sharing activities, praise, play and family group value, also improving the academic performance of adolescents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de psicología (Santiago). Santiago : Universidad de Chile, 2011-. Vol. 30, no. 2 (2021), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSystemic interventionen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.subjectMulti-family groupen
dc.subjectExpressive resourcesen
dc.subjectGrupopt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.titleRecursos expressivos e desempenho escolar : intervenção em grupo multifamiliarpt_BR
dc.title.alternativeExpressive resources and school performance : a multifamily group interventionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145842pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples