Contracepção na adolescência : desenvolvimento de um guia impresso sobre métodos anticoncepcionais gratuitos voltado para adolescentes
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este projeto tem como objeto o desenvolvimento de um guia impresso sobre os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente no Brasil e indicados para adolescentes. A metodologia projetual mista une duas outras já existentes, e é composta pelas etapas: I - Definição do problema; II - Componentes do problema; III - Coleta de dados; IV - Análise de dados & Diagnóstico; V - Criatividade & Projeto; VI - Experimentação & Teste; VII - Modelo; VIII - Verificação & Redefinição e IX - Desenho de contru ...
Este projeto tem como objeto o desenvolvimento de um guia impresso sobre os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente no Brasil e indicados para adolescentes. A metodologia projetual mista une duas outras já existentes, e é composta pelas etapas: I - Definição do problema; II - Componentes do problema; III - Coleta de dados; IV - Análise de dados & Diagnóstico; V - Criatividade & Projeto; VI - Experimentação & Teste; VII - Modelo; VIII - Verificação & Redefinição e IX - Desenho de contrução & Implementação. Realizou-se uma pesquisa de fundamentação teórica, abrangendo o design editorial e seus elementos, elaboração de cartilhas e guias de saúde, o consumo de conteúdo pela geração Z e a responsabilidade social do designer; compreendendo as etapas I e II da metodologia. Ocorreram entrevistas qualitativas com profissionais da área de ginecologia e obstetrícia com experiência em anticoncepção adolescente. Com as análises de similares e as informações de fundamentação teórica, as entrevistas permitiram a conclusão da etapa metodológica III. A análise de similares conduziu o projeto para uma linha gráfica inspirada da década de 1970, devido às conexões da época com o tema tratado. A partir de uma revisão crítica, levantou-se os principais pontos positivos e negativos dos dados obtidos até então, o que permitiu a definição de um conceito e das necessidades de projeto (etapa IV da metodologia). Desenvolveu-se alternativas de soluções para a publicação, compreendendo itens projetuais como layout, hierarquia, tipografia, paleta de cores, ilustrações, grafismos, impressão e acabamentos. Selecionou-se as alternativas mais apropriadas, a partir de sua adequação às necessidades previamente elencadas (atingindo as etapas V e VI da metodologia). Com isso, elaborou-se um modelo, que foi impresso em diferentes tipos de papel e levado à testes com usuários, tanto do público alvo adolescente quanto dos profissionais de saúde, que podem utilizar o guia como ferramente de trabalho. Os testes com usuários culminaram em ajustes no projeto, tornando-o ainda mais adequado, completando as etapas VII e VIII da metodologia. Por fim, finalizou-se e detalhou-se o projeto visual da publicação, permitindo sua eventual implementação. O guia contém 28 páginas além da capa, e conta com elementos gráficos que o tornam mais atraente ao público alvo, uma linguagem verbal e visual simples e facilitadora, que, juntamente com as cores e ilustrações, auxiliam na compreensão e memorização das informações. O projeto final cumpre o objetivo principal, segue os resultados da fundamentação teórica, se diferencia positivamente dos similares e teve resultados muito favoráveis nos testes com usuários, o que permite inferir que o projeto foi concluído com sucesso. ...
Abstract
This project aims to develop a printed guide on contraceptive methods available for free in Brazil and suitable for adolescents. The mixed design methodology joins two other existing ones, and is composed of the following steps: I - Problem definition; II - Problem Components & Scope and Delimitation; III - Data collection; IV - Data Analysis & Diagnosis; V - Creativity & Design; VI - Experimentation & Testing; VII - Model; VIII - Verification & Redesign and IX - Construction Design & Implement ...
This project aims to develop a printed guide on contraceptive methods available for free in Brazil and suitable for adolescents. The mixed design methodology joins two other existing ones, and is composed of the following steps: I - Problem definition; II - Problem Components & Scope and Delimitation; III - Data collection; IV - Data Analysis & Diagnosis; V - Creativity & Design; VI - Experimentation & Testing; VII - Model; VIII - Verification & Redesign and IX - Construction Design & Implementation. A theoretical research was carried out, covering editorial design and its elements, elaboration of booklets and health guides, the consumption of content by generation Z and the social responsability of the designer; comprising steps I and II of the methodology. Qualitative interviews were carried out with professionals in the field of gynecology and obstetrics with experience in adolescent contraception. With the analysis of similars and the information of the theoretical research, the interviews allowed the conclusion of the methodological stage III. The analysis of similars led the project to a graphic line inspired by the 1970s, due to the connections of this time period with the subject matter. From a critical review, the main positive and negative points of the data obtained until then were raised, allowing the definition of a concept and project needs (step IV of the methodology). Alternative solutions were developed for the publication, comprising design items such as layout, hierarchy, typography, color palette, illustrations, graphics, printing and finishings. The most appropriate alternatives were selected, based on their suitability to the previously determined project needs (reaching stages V and VI of the methodology). Then, a model was elaborated, which was printed on different types of paper and taken to tests with users, both the adolescent target audience and health professionals, who may use the guide as a work tool. User tests culminated in adjustments to the project, making it even more suitable, completing stages VII and VIII of the methodology. Finally, the visual design of the publication was finalized and detailed, allowing its eventual implementation. The guide contains 58 pages in addition to the cover and has graphic elements that make it more attractive to the target audience, simple and facilitating verbal and visual language, which, along with the colors and illustrations, help in the understanding and memorization of the information. The final project fulfills the main objective, follows the results of the theoretical foundation, differs positively from similar ones and has very favorable results in user tests, which allows to infer that the project was successfully completed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
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TCC Design (388)
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