Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstrato ...
Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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