Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
dc.contributor.author | Pastorio, Lia Heberlê de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Nicoletti, Elenize Rangel | pt_BR |
dc.contributor.author | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T04:57:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/243418 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is the result of a doctoral research under development on interdisciplinary proposals for Early Childhood Education (ECE) aimed at promoting Scientific Literacy (SL). The objective is to present the mapping of works produced on the themes, using different descriptors and periods, consulting the Capes Directory of Open Access Repositories, called the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) (2000–2018), articles published in the periodical Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) and presentations in four editions of the National Research Meeting in Education in Sciences (ENPEC) (2011–2017). The research of bibliographic approach selected 23 papers, three of them are from BDTD , one is from Revista Ensaio, and nineteen are from ENPEC studies, showing that the researched areas are incipient in the databases, however they present significant contributions to the promotion of SL. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | en |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | State of the art | en |
dc.title | Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific literacy in early childhood education : state of the art of current publications | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145780 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39341)Ciências Humanas (6730)