A construção do conhecimento em agroecologia nas escolas do campo : uma alternativa à educação ambiental
dc.contributor.author | Ferreira, Aline Guterres | pt_BR |
dc.contributor.author | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Wizniewsky, José Geraldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Mezalira, Sandra Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T04:57:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2675-2271 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/243403 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo compreende os fenômenos alternativos de educação para /com o meio rural , proporcionando o desenvolvimento econômico e social, sem co mpro meter o ambiente e a sobrevivência da s populaç ões do campo. Uma experiência são as Escolas Família Agrícolas (EFA s) e Casas Familiares Rurais (CF R s d os Centros Educativos Familiares de Formação em Alternância (CEFFA s)s). Essas instituições utilizam a Pedag ogia da Alternância e o ensino com enfoque agroecológico, para promoção do desenvolvimento rural por meio de agriculturas mais sustentáveis e decre sço do êxodo rural. A pesquisa foi realizada em duas Escola s Família Agrícola do Rio Grande do Sul, e t enta c ompreender, como está sendo desenvolvido o ensino com enfoque agroecológico, pelos Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância no fomento à E ducação Ambiental. São analisadas as percepções que os estudantes possuem dos sistemas de produção d e alim entos alternativos ao agronegócio e a educação que vivenciam na escola, a luz da Construção do Conhecimento. Os procedimentos metodológicos foram: obs ervação participante, análise documental, entrevistas com os estudantes, grupo focal e questionário aberto . Os resultados demonstram a necessidade de sistemas educacionais que estejam de acordo com a realidade das populações do campo . O s estudantes entr evi stados compreendem que esse sistema está pautado na Pedagogia da Alternância, em que podem compartil har sua aprendizagem em outros territórios de educação, sejam este escolar ou não. Ainda são constatados que a perspectiva de desenvolvimento para o camp o, deve ser ampliada e não resumida apenas na obtenção de lucros, concentração de terras, uso de agrotó xico s e exploração da mão de obra trabalhadora rural. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article comprises alternative educatio n ph enomena for the rural environment, providing economic and social development without compromising the environment and the survival of the rural popu lati on. An experience are the Agricultural Family Schools (EFA s) and Rural Family Homes (CFR S) of the Fami ly Educational Centers for Alternation Training (CEFFA s). These institutions use the Pedagogy of Alternation and teaching with an agro ecological a ppro ach to promote rural development through more sustainable agriculture and a reduction in rural exodu s. T he research was carried out in two Agricultural Family Schools in Rio Grande do Sul, and tries to understand how teaching with an agroecological app roac h is being developed by the Pedagogical Instruments of the Pedagogy of Alternation in fostering Envi ronm ental Education. Students' perceptions of alternative food production systems to agribusiness and the education they experience at school are analy s ed, in the light of the Construction of Knowledge. The methodological procedures were: participant obser vati on, document analysis, interviews with students, focus group and open questionnaire. The results demonstrate the need for educational systems that a re i n line with the reality of rural populations, and the interviewed students understand that this syst em i s based on the Pedagogy of Alternation, in which they can share their learning in other educational territories, whether this school or not. It is a lso found that the development perspective for the countryside should be expanded and not summarized onl y in obtaining profits, concentration of land, use of pesticides and exploitation of rural workers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. Pará. Vol. 3, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 33-48 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Rural | en |
dc.subject | School | en |
dc.title | A construção do conhecimento em agroecologia nas escolas do campo : uma alternativa à educação ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of knowledge in agroecology in campo schools : an alternative to environmental education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145775 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)