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dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorHesse, Fernanda Biancapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:55:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2447-6099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243332pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação qualitativa acerca das práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no âmbito da disciplina “Representações Sociais e Educação em Ciências: Pesquisas Contemporâneas”, durante o período que engloba os meses de março a maio de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dedados textuais derivados defontes documentais, a qual possibilitou a emergência de setecategorias distintas: planejamento docente; organização das atividades; desenvolvimento das atividades; tarefas assíncronas; aulas com pesquisadores convidados; cartas discentes; mapas conceituais. As atividades remotas possibilitaram momentos de mobilização para o estudo do tema da disciplina, de construção de conhecimento, bem como de elaboração e expressão sintética dos aprendizados. Foirelatada a ocorrência:de produções textuais discentes,deaulas expositivas/dialogadas ede seminários envolvendo artigos recentes de pesquisa sobre a Teoria das Representações Sociais, que propiciaram movimentos dialógicos relacionados adiferentes aspectos do objeto de estudo. Os resultados e discussões construídas contribuem com o campo investigativoconhecido como Pedagogia Universitária, bem como tendem a ressaltar a relevância da teoria citada, na área de Educação em Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an qualitative researchabout the remote teaching practices developed in the scope of the course "Social Representations and Science Education: Contemporary Research", during the period that encompasses the months ofMarch to May 2021, in the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health/ Federal University of Rio Grande do Sul. Content analysis of textual data derived from documentary sources was performed which allowed the emergence of seven distinct categories: teacher planning; organization of activities; development of activities; asynchronous tasks; classes with guest researchers; student letters; concept maps. The remote activities made possible moments of mobilization for the study of the subject of the discipline, of knowledgeconstruction, as well as the elaboration and synthetic expression of the lessons learned. It was reported the occurrence of: student textual productions, expository/dialogued classes and seminars involving recent research articles on the Theory of Social Representations which provided dialogic movements related to different aspects of the study object. The results and discussions built contribute to the investigative field known as University Pedagogy as well as tend to emphasize the relevance of the aforementioned theory in the Science Education field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n. 2 (2022), p. 89-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity pedagogyen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectScience educationen
dc.titleA teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeThe theory of social representations in a postgraduate course in the science education area : an exploratory studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145563pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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