Mostrar registro simples

dc.contributor.authorStürmer, Ingrid Ertelpt_BR
dc.contributor.authorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:54:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0101-7136pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243311pt_BR
dc.description.abstractQue discursos a educação bilíngue vêm produzindo para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para pro-blematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produ-zidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentospt_BR
dc.description.abstractWhich discourses have produced bilingual education for the deaf in the Brazilian scenario? In order to problematize this issue, we have examined some docu-ments produced by the Ministry of Education and the National Association for Deaf Education and Integration addressing the bilingual education for the deaf. The notion of discourse by Michel Foucault (2013), for whom discourses produce practices, has been used as our theoretical-methodological tool. In our analyses, we have attempted to evidence the power-knowledge relations involved in discourses that constitute the analyzed documents and the specific ways of thinking about deaf schooling that have been produced from the meanings of bilingual education spread by those documents.en
dc.description.abstract¿Qué discursos viene produciendo la educación bilingüe para sordos en el escenario educacional brasileño en la actualidad? Para problematizar esta cuestión, revisamos documentos producidos por el Ministerio de Educación (MEC) y por la Federación Nacional de Educación e Integración de los Sordos (FENEIS) que hablan de la educación bilingüe para sordos, teniendo como herramienta teórico-metodológica la noción del discurso de Michael Foucault (2013), para quien los discursos producen prácticas. En nuestro análisis, buscamos evidenciar las relaciones de saber-poder que están superpuestas en los discursos que constituyen los documentos analizados y los modos específicos de pensar la escolarización para sordos que vienen siendo producidos a partir de los significados sobre la educación bilingüe que circula en tales documentos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2015), p. 573-590pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectDiscoursesen
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectDiscursoses
dc.subjectEducación bilingüees
dc.subjectSordoses
dc.subjectPolíticas educacionaleses
dc.titleDiscursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidadept_BR
dc.title.alternativeDiscourses that have produced bilingual education for the deaf en
dc.title.alternativeDiscursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000987645pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples