Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaixão, Dilmar Xavier dapt_BR
dc.contributor.authorMancilha, Aline Graziela Szczesnypt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:51:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243296pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva refletir/problematizando a graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS sob a ótica da autora com formação e vivência prática de profissional em saúde, de nível médio, como técnica de enfermagem há quase duas décadas ininterruptas. Pondera a autoconstrução e a formação do profissional enfermeiro nesta universidade, balizada pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área de saúde e possui plano pedagógico próprio; não político. Este trabalho acontece por meio do relato de experiência, método qualitativo e de caráter descritivo e analítico. Acompanha a transformação da discente, durante a graduação em enfermagem, no que denomina do estado mimético no curso à ecdise humana. Aponta a metamorfose de si, daquela que se mesclava aos outros colegas não possuidores da experiência prévia comparável à sua. Dessa forma, há a observação e narrativa do processo formativo vigente com o intuito de colaborar com a comunidade acadêmica em sua práxis e diálogo com profissionais em realidade formativa semelhante. As inúmeras atividades acadêmicas, a fragmentação conteudista do ensino, a educação bancária, a homogeneização do saber de seus educandos e o distanciamento da realidade sociopolítica dificulta a autonomia, o ato reflexivo e a criticidade de seus egressos. Habilidades que são exigidas pelos formandos egressos da graduação em enfermagem nas DCN. Assumir a postura rebelde dentro de um sistema vigente moveria as estruturas enrijecidas de ensino e obrigaria a reordenação dessas. A rebeldia é necessária, porém não deve ser ingênua.pt_BR
dc.description.abstractResumo não disponível.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnfermagem : Currículopt_BR
dc.subjectHealth human resource trainingen
dc.subjectEnfermagem : Ensinopt_BR
dc.subjectNursing educationen
dc.titleImersão de uma técnica de enfermagem na formação universitária como enfermeira : a experiência do mimetismo à ecdise humanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples