Imersão de uma técnica de enfermagem na formação universitária como enfermeira : a experiência do mimetismo à ecdise humana
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo objetiva refletir/problematizando a graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS sob a ótica da autora com formação e vivência prática de profissional em saúde, de nível médio, como técnica de enfermagem há quase duas décadas ininterruptas. Pondera a autoconstrução e a formação do profissional enfermeiro nesta universidade, balizada pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área de saúde e possui ...
Este estudo objetiva refletir/problematizando a graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS sob a ótica da autora com formação e vivência prática de profissional em saúde, de nível médio, como técnica de enfermagem há quase duas décadas ininterruptas. Pondera a autoconstrução e a formação do profissional enfermeiro nesta universidade, balizada pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área de saúde e possui plano pedagógico próprio; não político. Este trabalho acontece por meio do relato de experiência, método qualitativo e de caráter descritivo e analítico. Acompanha a transformação da discente, durante a graduação em enfermagem, no que denomina do estado mimético no curso à ecdise humana. Aponta a metamorfose de si, daquela que se mesclava aos outros colegas não possuidores da experiência prévia comparável à sua. Dessa forma, há a observação e narrativa do processo formativo vigente com o intuito de colaborar com a comunidade acadêmica em sua práxis e diálogo com profissionais em realidade formativa semelhante. As inúmeras atividades acadêmicas, a fragmentação conteudista do ensino, a educação bancária, a homogeneização do saber de seus educandos e o distanciamento da realidade sociopolítica dificulta a autonomia, o ato reflexivo e a criticidade de seus egressos. Habilidades que são exigidas pelos formandos egressos da graduação em enfermagem nas DCN. Assumir a postura rebelde dentro de um sistema vigente moveria as estruturas enrijecidas de ensino e obrigaria a reordenação dessas. A rebeldia é necessária, porém não deve ser ingênua. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1125)
Este item está licenciado na Creative Commons License