Análise de plataformas de gamificação com foco em medalhas digitais como ferramenta de apoio computacional ao ensino de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Analysis of gamification platforms with a focus on digital medals as a computational support tool for teaching young people and adults
Assunto
Resumo
A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito escolar está cada vez mais frequente. Com o novo decreto de inclusão da computação na educação básica, fica ainda mais evidente a importância de utilizar recursos tecnológicos como ferramenta didática. Este trabalho tem como problema de pesquisa identificar qual a plataforma de gerenciamento de medalhas digitais é mais eficaz para o uso no contexto escolar dos alunos matriculados na educação de jovens e adultos. O principa ...
A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito escolar está cada vez mais frequente. Com o novo decreto de inclusão da computação na educação básica, fica ainda mais evidente a importância de utilizar recursos tecnológicos como ferramenta didática. Este trabalho tem como problema de pesquisa identificar qual a plataforma de gerenciamento de medalhas digitais é mais eficaz para o uso no contexto escolar dos alunos matriculados na educação de jovens e adultos. O principal objetivo é investigar a eficácia das plataformas Badgr e do sistema Logros de gerenciamento e atribuição de medalhas digitais online no contexto da educação de jovens e adultos (EJA), utilizando critérios de qualidade de software educacional e a exploração das funcionalidades nas plataformas. Foi realizado um estudo bibliográfico, bem como a utilização de artigos relacionados as palavras-chaves da pesquisa e a documentação oficial das plataformas na busca por dados e conceitos. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e discute analisar e descrever os benefícios do uso dos sistemas Badgr e Logros como instrumento didático no processo de ensino da EJA, bem como avaliar os critérios de Interação Humano Computador (IHC) que foram definidos. Conclui-se que cada plataforma é eficiente em algum determinado ponto e possuem benefícios na sua utilização dentro do contexto da EJA, sendo a distribuição das certificações completa e de fácil adaptação a realidade do aluno na Badgr e a visualização e acompanhamento mais claro na Logros. Assim a utilização de medalhas virtuais dentro da sala de aula pode potencializar o processo de ensino aprendizagem, contribuindo para um melhor acompanhamento dos alunos. ...
Abstract
The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the school environment is becoming increasingly frequent, with the new decree of inclusion of computing in basic education it is even more evident the importance of using technological resources as a teaching tool. This work has as its research problem to identify which digital medal management platform is more effective for use in the school context for students enrolled in youth and adult education. The main objective is to inves ...
The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the school environment is becoming increasingly frequent, with the new decree of inclusion of computing in basic education it is even more evident the importance of using technological resources as a teaching tool. This work has as its research problem to identify which digital medal management platform is more effective for use in the school context for students enrolled in youth and adult education. The main objective is to investigate the effectiveness of the Badgr platforms and the Logros system for managing and assigning online digital medals in the context of youth and adult education (YAE), using educational software quality criteria and the exploration of the functionalities in the platforms. A bibliographic study was carried out, as well as the use of articles related to the research keywords and the platforms' official documentation in the search for data and concepts. This is qualitative research of exploratory type and discusses to analyze and describe the benefits of using the Badgr and Logros systems as a didactic instrument in the process of teaching EJA, as well as to evaluate the software engineering criteria that were defined. The conclusion is that each platform is efficient in a certain point and has benefits in its use within the context of EJA, being the distribution of certifications complete and easy to adapt to the student's reality in Badgr and the visualization and follow-up clearer in Logros. Thus, the use of virtual medals within the classroom can enhance the teaching learning process, contributing to a better monitoring of students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1084)
Este item está licenciado na Creative Commons License
