Show simple item record

dc.contributor.authorThornton, Alessandra Figueirópt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:49:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242598pt_BR
dc.description.abstractA compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractReading comprehension is a complex skill and it challenges many students. Investigations on this theme are still rare in High School, although fundamental, as the lack of mastery in reading comprehension compromises the adolescent's learning, making it difficult for him/her to ascend to Higher Education. This study, based on Cognitive Psychology,aimed to investigatethe relationship between reading comprehension (Cloze task) and academic performance (ENEM) in 80 students in the 12thgradeof High School.This is a quantitative study,with descriptive and inferential data analysis.Significant and positive correlations (Spearman) were found, so that a better reading comprehension is related to a better academic performance. The educational implications suggest a broad look at this skill that requires multiple assessments, multilevel interventions, in addition to educational policies aimed at developing reading comprehension in High School.en
dc.description.abstractLa comprensión lectora es una habilidad compleja y desafía a muchos estudiantes. Las investigaciones sobre este tema aún son escasas en la escuela secundaria, aunque es fundamental, ya quela falta de dominio de la comprensión compromete el aprendizaje de los adolescentes, lo que les dificulta ascender a la educación superior. Este estudio, basado en la Psicología Cognitiva,tuvo como objetivoinvestigarla relación entre la comprensión lectora (tarea Cloze) y el rendimiento académico (ENEM) en 80 estudiantes en el tercer año de la Escuela Secundaria. Se trata de un estudio cuantitativo, con análisis de datos descriptivos e inferenciales.Se encontraron correlaciones significativas y positivas (Spearman), por lo que una mejor comprensión de lectura se relaciona con un mejor rendimiento académico. Las implicaciones educativas sugieren una visión amplia de esta habilidad que requiere múltiples evaluaciones, intervenciones de varios niveles y políticas educativas para desarrollar la comprensión lectora en la Escuela Secundaria.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista e-Curriculum. São Paulo. Vol. 20, n. 2 (2022), p. 1513 - 1541pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectReadingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectComprensión lectoraes
dc.subjectLecturaes
dc.subjectRendimiento académicoes
dc.subjectEscuela Secundariaes
dc.titleCompreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeReading comprehension and academic performance in high school en
dc.title.alternativeComprensión lectora y rendimiento en la escuela secundaria es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144776pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record