As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
The (im)possibilities of implementing pedagogical principles in socioeducative closed-regime units
Assunto
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema soc ...
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo, conhecido como Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo/RS). Questiona-se, nesse estudo, se a socioeducação realizada dentro das unidades de internação não se resume a uma forma de controle social, visto que essa tem sido muitas vezes a função social das instituições de educação e reeducação. Simultaneamente, pensa-se a respeito das possibilidades de viabilização de um projeto pedagógico na execução da medida de internação, considerando-se os obstáculos apresentados em um contexto institucional e de privação de liberdade. Partindo dos aportes teóricos e dos dados empíricos coletados, concluiu-se que as unidades de internação da FASE/RS encontram graves dificuldades para implementar práticas pedagógicas, em principal devido à permanência de uma cultura institucional disciplinar, focada no controle social dos indivíduos. ...
Abstract
This study was developed to evaluate the pedagogical program performed in closed-regime “internment” units at Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul State Foundation for Socio-educational Care - FASE/RS), and bases itself on theoretical studies in the areas of law, criminology, sociology and pedagogy, as well as on an empirical research conducted with youths who served closed-regime measures as adolescents and chose, afterwards, to participate in a follow ...
This study was developed to evaluate the pedagogical program performed in closed-regime “internment” units at Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul State Foundation for Socio-educational Care - FASE/RS), and bases itself on theoretical studies in the areas of law, criminology, sociology and pedagogy, as well as on an empirical research conducted with youths who served closed-regime measures as adolescents and chose, afterwards, to participate in a follow-up program for those leaving the socio-educational institutions, know as the Programa de Oportunidades e Direitos (Program for Opportunities and Rights - POD Socioeducativo/RS). This article questions whether the socio-education performed within these units is not limited to a form of social control, since this has often been the social function of educational and re-educational institutions. At the same time, the article works with possibilities for an educational project in the execution of socio-educative measures, considering the obstacles that present themselves in a context of institutionalization and deprivation of liberty. Based on the theoretical studies and the empirical data collected, the study reached the conclusion that FASE/RS’s units face severe difficulties when it comes to implementing pedagogical practices, mainly as a consequence of the endurance of an institutional disciplinary culture, focused on the social control of individuals. ...
Contido em
Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 70, (jan./jun. 2017), p. 79-112.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License