Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAntunes, Álvaro Luiz Saboiapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:48:28Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242565pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca apresentar um estudo de caso qualitativo acerca de um grupo de profissionais que passou por diferentes processos formativos de Educação Permanente em Saúde, englobando cursos com o tema “boas práticas de fabricação de produtos cosméticos e saneantes”. Aplicou-se um questionário misto, contendo perguntas sobre os cursos frequentados pelos sujeitos, de modo que as respostas às questões abertas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo, enquanto as respostas às questões fechadas foram analisadas com auxílio de escala Likert. Os resultados obtidos apontam aspectos positivos (abordagem sobre legislação e partilha de experiências) e algumas fragilidades (ausência de instrumentos de avaliação e de atividades práticas) nos processos vivenciados pelos sujeitos. Estes sugerem incrementos de qualidade aos cursos, relacionados aos aspectos mencionados. Esta investigação propicia, ainda, a construção de interfaces com o campo da Educação em Ciências, ao relacionar elementos de modelos pedagógicos dessa área (tais como: construtivista, sociocultural e tradicional) com o ideário do grupo investigado, atinente aos processos de ensino e aprendizagem, incluindo-se adotar a utilização destes como referência para análise dos aspectos instrucionais e epistemológicos decorrentes dos cursos investigados.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to present a qualitative case study about a group of professionals Who went through a different formative processes of Permanent Education in Health encompassing courses with the theme "good manufacturing practices of cosmetic and sanitizing products". A mixed questionnaire was applied, containing questions about the courses attended by the subjects, so that the answers to the open questions were interpreted through content analysis, while the answers to the closed questions were analyzed using a Likert scale. The results obtained point to positive aspects (approach to legislation and sharing of experiences) and some weaknesses (absence of evaluation instruments and practical activities) in the processes experienced by the subjects. They suggest quality improvements to the courses, related to the mentioned aspects. This investigation also favors the construction of interfaces with the Field of Science Education by relating elements of pedagogical models in this area (such as: constructivist, sociocultural and traditional) with the ideology of the investigated group, concerning the teaching and learning processes, as well as by adopting their use as a reference for analyzing the instructional and epistemological aspects arising from the investigated courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPermanent education in healthen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectGood manufacturing practicesen
dc.subjectPedagogical modelsen
dc.titleEducação permanente em saúde e educação em ciências : articulações envolvendo processos de formaçãopt_BR
dc.title.alternativePermanent education in health and science education : articulations involving training processesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144795pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples