Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia : parte 1-estágios no Sistema Único de Saúde em tempo de pandemia
Data
2021Tipo
Outro título
Essay on visibilities and blindness in the formative world of dentistry : part 1-internships in the Brazilian Unified Health System throughout the pandemic
Assunto
Resumo
O ensaio, parte 1, examina como a pandemia da coronavírus disease (Covid-19)está impactando na organização e realização dos estágios curriculares dos cursos de Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS).Aprofunda-se na problematização de contextos pré-pandêmicos e transpandêmicos, retomando o significado formativo social, profissional e pessoal que os estágios no SUS representam para o ensino/aprendizagem inserido no mundo do trabalho. Reflete sobre as reorganizações protagonizadas nas polític ...
O ensaio, parte 1, examina como a pandemia da coronavírus disease (Covid-19)está impactando na organização e realização dos estágios curriculares dos cursos de Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS).Aprofunda-se na problematização de contextos pré-pandêmicos e transpandêmicos, retomando o significado formativo social, profissional e pessoal que os estágios no SUS representam para o ensino/aprendizagem inserido no mundo do trabalho. Reflete sobre as reorganizações protagonizadas nas políticas profissionais e de educação em relação aos estágios, para compreender visibilidades e/ou cegueiras que nos sobrevêm diante dos complexos desafios que a situação impõe. ...
Abstract
The essay, part 1, examines how the Covid-19 pandemic is influencing the organization and implementation of curricular internships in the Brazilian Unified Health System (SUS) for dentistry undergraduate courses. It goes into the problematization of pre-and trans-pandemic contexts, resuming the social, professional, and personal formative meaning that internships in SUS represent for teaching/learning inserted in the labor world. It reflects on the reorganizations carried out in professional an ...
The essay, part 1, examines how the Covid-19 pandemic is influencing the organization and implementation of curricular internships in the Brazilian Unified Health System (SUS) for dentistry undergraduate courses. It goes into the problematization of pre-and trans-pandemic contexts, resuming the social, professional, and personal formative meaning that internships in SUS represent for teaching/learning inserted in the labor world. It reflects on the reorganizations carried out in professional and educational policies related to internships, in order to understand the visibilities and/or blindness that turn up in the face of the complex challenges imposed by the state of affairs. ...
Contido em
Revista da ABENO. Brasília. Vol. 21, n. 1 (2021), 1558, 11 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39345)Ciências da Saúde (10581)
Este item está licenciado na Creative Commons License