O corpo e a loucura em A vegetariana, de Han Kang, e Nada de carne sobre nós, de Mariana Enríquez : um estudo comparado
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia se configura em um estudo comparado de duas obras literárias pertencentes a sistemas literários diferentes, a saber os sistemas sul-coreano e argentino. Volta-se para obras de duas autoras contemporâneas, quais sejam o primeiro capítulo do romance A Vegetariana, de Han Kang, e o conto Nada de Carne Sobre Nós, de Mariana Enríquez, a partir das quais proponho uma análise sobre aproximações no que diz respeito ao corpo e à loucura. Nesse esforço, tomam-se como subsidiárias deste tr ...
Esta monografia se configura em um estudo comparado de duas obras literárias pertencentes a sistemas literários diferentes, a saber os sistemas sul-coreano e argentino. Volta-se para obras de duas autoras contemporâneas, quais sejam o primeiro capítulo do romance A Vegetariana, de Han Kang, e o conto Nada de Carne Sobre Nós, de Mariana Enríquez, a partir das quais proponho uma análise sobre aproximações no que diz respeito ao corpo e à loucura. Nesse esforço, tomam-se como subsidiárias deste trabalho teorias oriundas da área da Literatura Comparada que estudam o conceito de Literatura-Mundo. Gayatri Spivak (2003) propõe um novo comparatismo, o qual leva em conta dinâmicas sociais da atualidade, presentes no mundo globalizado e estabelece que, a fim de pensar a Literatura-Mundo, as coletividades devem figurar-se desde um ponto de vista planetário. David Damrosch (2003), por sua vez, propõe uma Literatura-Mundo que se traduz na imagem de uma refração elíptica das literaturas nacionais, que ganham (ou perdem) com a tradução e que não significa a montagem de um conjunto específico de obras canônicas, uma vez que existe a possibilidade de formarem-se diversas Literaturas-Mundo ao redor do globo. Sob o amparo desses construtos teóricos, empreendo uma análise que demonstra a existência de um corpo argentino e de um corpo coreano femininos, os quais foram construídos, cada qual em sua sociedade, de maneiras diferentes sociohistoricamente, mas que, no que diz respeito às imagens dos corpos das protagonistas, de ambas as obras, apresentam uma aproximação: seus corpos passam por um processo de autodestruição, na medida em que constroem para si um Corpo sem Órgãos (CsO) ao se posicionarem contra o condicionamento feminino em ambas as sociedades. Além disso, no que tange à loucura, a aproximação das narrativas dá-se por meio de uma tentativa, por parte das famílias, das sociedades e, principalmente, dos personagens companheiros dessas mulheres de silenciá-las e objetificá-las enquanto invalidam sua linguagem, sob o pretexto da loucura atribuída a elas. ...
Resumen
Esta monografía se propone a un estudio comparado de dos obras literarias que pertenecen a diferentes sistemas literarios, a saber los sistemas surcoreano y argentino. El trabajo se centra en los escritos de dos autoras contemporáneas: el primer capítulo de La Vegetariana, de Han Kang, y el cuento Nada de Carne Sobre Nosotras, de Mariana Enríquez. La propuesta de la monografía es realizar un análisis de los acercamientos entre los escritos en torno al cuerpo y a la locura. En este esfuerzo comp ...
Esta monografía se propone a un estudio comparado de dos obras literarias que pertenecen a diferentes sistemas literarios, a saber los sistemas surcoreano y argentino. El trabajo se centra en los escritos de dos autoras contemporáneas: el primer capítulo de La Vegetariana, de Han Kang, y el cuento Nada de Carne Sobre Nosotras, de Mariana Enríquez. La propuesta de la monografía es realizar un análisis de los acercamientos entre los escritos en torno al cuerpo y a la locura. En este esfuerzo comparatista se toman como subsidiarias teorías del área de la Literatura Comparada que estudian la Literatura-Mundo. Gayatri Spivak (2003) propone un nuevo comparatismo, que toma en cuenta las dinámicas sociales actuales, presentes en el mundo globalizado y establece que, para pensar la Literatura-Mundo, las colectividades deben figurarse desde un punto de vista planetario. David Damrosch (2003), a su turno, propone la Literatura-Mundo como una refracción elíptica de las literaturas nacionales, que gana (o pierde) con la traducción y que no significa reunir un conjunto específico de obras canónicas, ya que existe la posibilidad de formar diferentes Literaturas-Mundo alrededor del globo. Con el apoyo de estos constructos teóricos, realizo un análisis que demuestra la existencia de un cuerpo argentino y de un cuerpo coreano femeninos, que han sido construidos, cada uno en su sociedad, de formas socio-históricas diferentes, pero que, en lo que se refiere a las imágenes de los cuerpos de las protagonistas de ambas obras, presentan una aproximación: sus cuerpos pasan por un proceso de autodestrucción en la medida en que construyen para sí mismas un Cuerpo sin Órganos (CsO) mientras se posicionan en contra el condicionamiento femenino en ambas sociedades. Además, en lo que respecta a la locura, la aproximación de las narrativas se produce a través de un intento, por parte de las familias, de las sociedades y, principalmente, de los personajes compañeros de estas mujeres de silenciarlas y de objetivarlas, invalidando su lenguaje, bajo el pretexto de la locura que se la atribuyen a ellas. ...
Abstract
This monography consists in a comparative study of two literary works from two different literary systems, the South-Korean and the Argentinean systems. It analyzes two contemporary writers’ narratives: the first chapter of Han Kang’s The Vegetarian and Mariana Enríquez’s No Flesh Over Our Bones. I propose an analysis of approximations between the two writings regarding body and madness. In this comparative effort, theories from the field of Comparative Literature theories regarding the concept ...
This monography consists in a comparative study of two literary works from two different literary systems, the South-Korean and the Argentinean systems. It analyzes two contemporary writers’ narratives: the first chapter of Han Kang’s The Vegetarian and Mariana Enríquez’s No Flesh Over Our Bones. I propose an analysis of approximations between the two writings regarding body and madness. In this comparative effort, theories from the field of Comparative Literature theories regarding the concept of World Literature shall support this analysis. Gayatri Spivak (2003) proposes a new comparatism which takes into account current social dynamics that are present in this globalized world and states that, in order to build World Literature, collectivities should figure themselves from a planetarian point of view. David Damrosch (2003) proposes World Literature as an elliptical refraction of national literatures which gain (or lose) in translation and that is not a set canon of texts, since there is a possibility of forming various World Literatures around the globe. Under the support of these theoretical constructs, I present an analysis that demonstrates the existence of an Argentinean and a Korean female bodies which were built, each one in their specific society, in sociohistorical different means, but generate approximated images in both literary works: the bodies of both protagonists go under a process of self-destruction as they build Bodies without Organs (BwO) for themselves while they stand against female conditioning in both societies. Furthermore, regarding madness, both narratives come together through an attempt on the part of families, societies and, mainly, of the partner characters of these women of silencing and objectifying them while invalidating their language, under the pretext of the madness attributed to them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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