Reinventando a si e a sociedade : percursos de uma artista professora
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais discute o impacto da educação e da arte em minha trajetória pessoal, e a partir da metodologia da pesquisa narrativa traça com os relatos um panorama sobre o percurso da construção de uma docência artística, conectado aos contextos político e social, propondo a educação e a arte como ferramentas para a transformação social. Para elaborar esse pensamento são trazidas as perspectivas da educação emancipatória (FREIRE, 2011;2013), da docência hí ...
Este trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais discute o impacto da educação e da arte em minha trajetória pessoal, e a partir da metodologia da pesquisa narrativa traça com os relatos um panorama sobre o percurso da construção de uma docência artística, conectado aos contextos político e social, propondo a educação e a arte como ferramentas para a transformação social. Para elaborar esse pensamento são trazidas as perspectivas da educação emancipatória (FREIRE, 2011;2013), da docência híbrida (LOPONTE;COUTINHO, s/d) e do amor como revolução (HOOKS, 2021), entre outras autoras que contribuem com as reflexões. Também estabelece diálogo com as autoras e autores Martins e Tourinho (2009) e Hernandez (2017) no que diz respeito a elaboração das pesquisas narrativas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License