Superando impeditivos para o estudo crítico de relações internacionais do Oriente Médio e Mundo Árabe no Brasil
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho compreende, por meio do diálogo da teoria pós-colonial de Relações Internacionais com o pensamento freireano, os impeditivos para o estudo crítico das RI do Oriente Médio (OM) e Mundo Árabe (MA) no Brasil e de que forma é possível superá-los. O objetivo é compreender e apresentar soluções criativas para as dificuldades aos estudos críticos de RI do OM e MA no Brasil. Ademais, busca-se (i) entender a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire sobre ensino-aprendizagem, em diálog ...
O presente trabalho compreende, por meio do diálogo da teoria pós-colonial de Relações Internacionais com o pensamento freireano, os impeditivos para o estudo crítico das RI do Oriente Médio (OM) e Mundo Árabe (MA) no Brasil e de que forma é possível superá-los. O objetivo é compreender e apresentar soluções criativas para as dificuldades aos estudos críticos de RI do OM e MA no Brasil. Ademais, busca-se (i) entender a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire sobre ensino-aprendizagem, em diálogo com a teoria pós-colonial de Relações Internacionais; (ii) apresentar o panorama dos estudos de RI do Mundo Árabe e Oriente Médio no Norte, no Sul Global e no Brasil; e (iii) explorar o debate sobre o uso de ferramentas que violam os direitos autorais (Sci-Hub). Para isso, utilizou-se o método qualitativo-interpretativo através de extensa revisão e análise bibliográficas críticas, em conjunto com entrevistas semi-estruturadas com docentes da área. Dentre os principais achados dessa pesquisa, destacam-se que os principais impeditivos são a) o caráter imperativo de ideias em RI perpetuadas em diversas partes do mundo como corrente principal, b) a quase inexistência de espaço para vozes oriundas das regiões estudadas, c) a escassez de materiais em outros idiomas além do inglês e francês (predominantes nos textos e livros de RI), d) a carência de investimento para compra de materiais de modo a disponibilizar aos universitários brasileiros, e) a falta de incentivos para que estudantes se tornem especialistas em OM e MA e f) a censura enfrentada por acadêmicos críticos. Já as soluções tocam em questões como i) construir uma rede de acadêmicos críticos brasileiros de assuntos médio-orientais e arabistas, ii) trabalhar assuntos médio orientais e arabistas em caráter de extensão ou extracurricular nas universidades, iii) redirecionar o foco ao Sul Global para novas perspectivas, iv) amplificar as vozes locais críticas do OM e MA, v) disponibilizar mais incentivo para a área de OM e MA nas universidades (assim auxiliando em especializar mais alunos), vi) mais investimentos para fornecer trabalhos em idiomas acessíveis aos estudantes brasileiros e vii) maior aproximação dos professores de RI com a filosofia freireana. ...
Abstract
The present work understands, through the dialogue of post-colonial theory of International Relations with Freirean thought, the impediments to the critical teaching and learning of Middle Eastern (ME) and Arab World (AW) IR in Brazil and how it is possible to overcome them. The objective is to understand and present creative solutions for the difficulties to the critical studies of IR from the ME and AW in Brazil. Furthermore, it seeks to (i) understand the pedagogy developed by Paulo Freire o ...
The present work understands, through the dialogue of post-colonial theory of International Relations with Freirean thought, the impediments to the critical teaching and learning of Middle Eastern (ME) and Arab World (AW) IR in Brazil and how it is possible to overcome them. The objective is to understand and present creative solutions for the difficulties to the critical studies of IR from the ME and AW in Brazil. Furthermore, it seeks to (i) understand the pedagogy developed by Paulo Freire on teaching-learning, in dialogue with the post-colonial theory of International Relations; (ii) present the panorama of IR studies of the Arab World and Middle East in the North, the Global South and Brazil; and (iii) explore the debate on the use of copyright infringing tools (Sci-Hub). To this end, the qualitative-interpretative method was used through extensive critical literature review and analysis in conjunction with semi-structured interviews with faculty members in the field. Among the main findings of this research, the main impediments are a) the imperative nature of ideas in IR perpetuated in various parts of the world as mainstream, b) the almost non-existence of space for voices from the regions studied, c) the scarcity of materials in languages other than English and French (predominant in IR texts and books), d) the lack of investment to purchase materials in order to make them available to Brazilian academics, e) the lack of incentives for students to become ME and AW specialists, and f) the censorship faced by critical scholars. Solutions, on the other hand, touch on issues such as i) building a network of Brazilian critical scholars of middle eastern and arabist subjects, ii) working on ME and AW subjects in an extension or extracurricular capacity in universities, iii) redirecting the focus to the Global South for new perspectives, iv) amplifying local critical voices of ME and AW, v) making more incentives available to the area of ME and AW in universities (thus helping to specialize more students), vi) more investments to provide works in languages accessible to Brazilian students and vii) closer approach of IR teachers to the Freirean philosophy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
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