Compreendendo o adolescer com HIV/AIDS

View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Busca-se compreender o processo de adolescer com HIV/aids e as implicações para as ações de saúde desenvolvidas nos diferentes níveis de atenção.Tratase de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa exploratória descritiva. Na coleta das informações que contemplou a temática do HIV/aids e adolescer foram encontradas na literatura: livros no período de 1996 à 2002 e periódicos, teses e dissertações no período de 2003 à 2009, totalizando vinte e quatro publicações. Os resultados apontaram cin ...
Busca-se compreender o processo de adolescer com HIV/aids e as implicações para as ações de saúde desenvolvidas nos diferentes níveis de atenção.Tratase de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa exploratória descritiva. Na coleta das informações que contemplou a temática do HIV/aids e adolescer foram encontradas na literatura: livros no período de 1996 à 2002 e periódicos, teses e dissertações no período de 2003 à 2009, totalizando vinte e quatro publicações. Os resultados apontaram cinco categorias: trajetória da síndrome da imunodeficiência adquirida; adolescer, adolescência e juventude; vulnerabilidade; revelação do diagnóstico e ações de saúde. Enfocando, por fim, ações de saúde e as contribuições do cuidado em enfermagem desenvolvidas a esse grupo. Considerando que os estudos nacionais estão estruturados e possuem qualidade, apesar de ainda haver carência de estudos específicos sobre o adolescer com HIV/aids. Considera finalmente a necessidade de um cuidado em saúde mais aprimorado, visando envolver a tríade: adolescente, família/cuidados e serviço de saúde além de apontar a importância do desenvolvimento de mais pesquisas envolvendo a temática. Por fim, aponta recomendações aos serviços de saúde e ao ensino/formação dos profissionais da área as saúde. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
