Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acon ...
O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37679)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License