Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Outro título
Strategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay
Assunto
Resumo
Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competit ...
Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas. ...
Abstract
Purpose: defend the thesis that strategy, cultureand data governance are decisive in how the organization obtains a competitive advantage through data science. Originality/Value: in the Digital Age, Big Data and Data Science redefined productivity, innovation and competitiveness. However, the success in using Data Science depends on the proper alignment between the strategic factors. Method: this essay is based on a theoretical review of empirical and conceptual studies for the identification a ...
Purpose: defend the thesis that strategy, cultureand data governance are decisive in how the organization obtains a competitive advantage through data science. Originality/Value: in the Digital Age, Big Data and Data Science redefined productivity, innovation and competitiveness. However, the success in using Data Science depends on the proper alignment between the strategic factors. Method: this essay is based on a theoretical review of empirical and conceptual studies for the identification and definition of constructs and the development of propositions and a conceptual model. Findings: it is considered that the organizational model, formed by data strategy, culture and governance, benefits the use of Data Science. It is concluded, then, that to support the digital transformation, organizationsneed to formulate their data strategy, in addition to establishing the ideal composition between culture and governance, todirect their analytical capacities and unlock the potential of Data Science in favor competitive advantage. Theoretical Contributions: the proposed theoretical model is original by combining constructs related to the strategic management of Data Science, establishing the bases for understanding their interrelationships, and describing their relationship with competitive advantage. Practical Implications: the proposed theoretical model can be used both to direct the strategic management of data, as well as to balance the strategic organizational alignment that influences the use of Data Science, as well as to evaluate the success of initiatives and the competitive advantages obtained. ...
Contido em
Future studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License