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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorLink, Vanessa Morelpt_BR
dc.date.accessioned2010-06-24T04:17:32Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24126pt_BR
dc.description.abstractOs corredores de ônibus da cidade de Porto Alegre, executados em pavimentos flexíveis, apresentam diversos problemas, os quais são de fácil percepção a qualquer usuário deste sistema de transporte. Este trabalho aborda as características dessa estrutura, quais são as principais patologias e alguns fatores que podem motivar estes defeitos. Como o asfalto é constituinte principal da mistura usada para o revestimento a composição química é apresentada. O cimento asfáltico usado nesses corredores é o CAP-20, seus principais ensaios de caracterização são exemplificados, assim como as especificações de norma apresentadas. Visto que a temperatura tem grande influência no comportamento do ligante asfáltico, e a cidade de Porto Alegre apresenta grandes variações térmicas, a utilização deste ligante é questionada e a busca de alternativas de soluções para este problema é o objetivo deste estudo. Três corredores de ônibus foram analisados, os tipos de patologias neles encontradas e possíveis causas foram identificadas. Com base nas considerações feitas de cada corredor, nos tipos de problemas desenvolvidos e nas suas causas, concepções de alternativas em revestimento asfáltico foram expostas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titlePavimentos asfálticos em corredores de ônibus: patologias e concepção de alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000741863pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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