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dc.contributor.advisorConsoli, Nilo Cesarpt_BR
dc.contributor.authorJung, Jonatan Garridopt_BR
dc.date.accessioned2010-06-24T04:17:30Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24115pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma comparação entre os resultados obtidos através da aplicação de diversos métodos de previsão de capacidade de carga de fundações superficiais submetidas a esforços de tração. No projeto de fundações para torres de linhas de transmissão, os esforços de tração, na maioria dos casos, são determinantes para as dimensões da fundação, o que significa que as dimensões necessárias para atender aos esforços de arrancamento serão suficientes para suportar os demais esforços atuantes na fundação. São apresentados alguns dos métodos de estimativa de capacidade de carga à tração mais utilizados indicados na bibliografia disponível sobre o assunto. Foi feito também uma pesquisa de resultados de provas de carga de fundações superficiais realizadas em fundações submetidas ao arrancamento. Dos resultados das provas de carga, foram obtidos os dados geotécnicos dos solos onde ocorreram os ensaios e a capacidade de resistência a tração das fundações ensaiadas. De posse dos dados geotécnicos foi possível aplicar o roteiro de cálculo dos métodos estudados e calcular os valores de capacidade fornecidos pelas diferentes teorias. Finalmente foi feita a comparação entre os resultados das provas de carga e os resultados obtidos através dos métodos de cálculo, de maneira a identificar qual método apresenta valores mais próximos aos encontrados nas provas de carga de arrancamento. Da comparação dos resultados encontrados foi constatado que o método do Cilindro de atrito foi o que obteve previsões de resistência ao arrancamento mais próximas das provas de carga na maioria das situações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleFundações superficiais de linhas de transmissão submetidas a esforços de tração: comparação entre métodos de previsão de capacidade de cargapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000741831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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