Simulação computacional de iluminação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Unidade Feliz
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta simulações computacionais de iluminação nas dependências de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Feliz/RS. Trata-se de uma edificação escolar que, entre outros aspectos destacáveis, apresenta um projeto de aproveitamento lumínico da luz natural, uma fonte de luz mais intensa e agradável, sem custo de utilização e ambientalmente correta. O estudo foi desenvolvido com uso do software Ecotect, tendo como caso estudado u ...
Este trabalho apresenta simulações computacionais de iluminação nas dependências de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Feliz/RS. Trata-se de uma edificação escolar que, entre outros aspectos destacáveis, apresenta um projeto de aproveitamento lumínico da luz natural, uma fonte de luz mais intensa e agradável, sem custo de utilização e ambientalmente correta. O estudo foi desenvolvido com uso do software Ecotect, tendo como caso estudado uma das salas de aula já edificadas no local. Para a modelagem computacional da situação real da sala foram considerados os elementos que a compõem, com base em mensurações feitas no local, durante uma visita técnica, dados do projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra. O objetivo das simulações ficou centrado na análise do Fator de Luz Diurna. Portando utilizando-se como céu de projeto a condição de céu encoberto com intensidade fornecida pelo software. Caracterizado, principalmente, pela geometria e localização geográfica da edificação, o Fator de Luz Diurna possibilitou uma correta percepção da distribuição das iluminâncias naturais, dentro do ambiente estudado. O trabalho apresenta, também, uma proposta de uma nova configuração dos sistemas de iluminação para a sala estudada e seus resultados lumínicos, além de resultados obtidos mediante medições in loco de iluminância, no mesmo local simulado. Ao analisar os resultados obtidos pela simulação, constatou-se que a distribuição das iluminâncias no interior da sala de aula apresenta valores bem distribuídos, porém não se pode inferir se estas distribuições garantem condições de uso para a sala. A contribuição de iluminação do sistema de prateleira de luz não demonstrou bons resultados nas condições de céu encoberto. O modelo proposto apresentou um bom resultado na uniformização do Fator de Luz Diurna interno, porém reduzindo a intensidade das iluminâncias presentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5856)
Este item está licenciado na Creative Commons License