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dc.contributor.advisorConsoli, Nilo Cesarpt_BR
dc.contributor.authorStracke, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-24T04:17:29Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24109pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o controle executivo de fundações profundas, especificamente o monitoramento de estacas hélice contínua. Dessa forma, o objetivo principal é a apresentação da forma de interpretação dos dados de monitoramento de estacas hélice contínua, a partir de um caso de obra localizado em Porto Alegre. O trabalho tem como premissa que a análise dos dados de monitoramento das estacas hélice contínua é fundamental para que estes dados orientem o controle executivo deste tipo de fundação. O trabalho é relevante frente à expansão do método executivo e à importância do controle executivo de fundações. Foram analisados os dados de profundidade das estacas, torque do equipamento, velocidade do trado, pressão e sobreconsumo de concreto. Inicialmente, foram analisadas as condicionantes de projeto da obra estudada. A seguir, foram analisados perfis longitudinais gerados a partir das sondagens SPT da obra, e comparados com as profundidades das estacas previstas em projeto. Na análise da profundidade alcançada das estacas, verificou-se que 65% das estacas alcançaram a profundidade mínima de projeto. As estacas alcançaram NSPT entre 41 e 60 golpes. Para as estacas com profundidades abaixo do mínimo de projeto verificou-se que, para uma redução média de 10% na profundidade das estacas, houve uma redução média de 15% do fator de segurança global destas estacas. Na análise do torque do equipamento, encontrou-se uma relação direta entre torque e resistência do solo. Quanto à velocidade de descida e de subida do trado, não foram observadas significativas variações de velocidade ao longo da profundidade das estacas. Não foi encontrada relação entre a velocidade de subida do trado e o sobreconsumo de concreto. Na análise da pressão de concreto, verificou-se que, para 78% dos pontos de NSPT analisados, a pressão de concreto foi nula. Comparando a velocidade de subida do trado, a qual se mantém constante ao longo do fuste das estacas, com a pressão de concreto nula na maior parte dos pontos de NSPT, verificou-se que não houve controle da pressão de concreto durante a subida do trado. A análise dos dados de monitoramento se mostrou eficiente no controle executivo de estacas hélice contínua monitoradas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstacas hélice contínua: monitoramento em obrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000741761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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