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dc.contributor.advisorCrossetti, Luciane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOro, Marcos Vinicius Seganfredopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:03:41Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241060pt_BR
dc.description.abstractA abordagem de Biologia, com ênfase em Ecologia, na Educação de Surdos tem sido discutida no meio acadêmico. Algumas dificuldades foram apontadas, sendo que uma delas é encontrar sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) específicos e científicos que conceituem os termos da área e que sejam validados. Propôs-se investigar onde encontrar os sinais da área e apontar quais são as principais carências de sinais. Além disso, propôs-se efetuar uma revisão da literatura nacional, buscando encontrar o que vem sido discutido que relacione o ensino de Biologia e Ecologia à Libras e à Educação de Surdos. Foram pesquisados dicionários de livre acesso na internet que possuíssem sinais da área da Biologia, por convenção ditos todos como glossários. Após, fez-se uma lista de termos da área, com especial atenção à subárea Ecologia, e pesquisou-se a presença ou ausência dos termos/sinais nos glossários. A revisão da literatura nacional foi realizada em plataformas de pesquisa da internet buscando publicações a partir de 2005, ano marco para a Educação de Surdos no Brasil. Foram encontradas variadas formas de glossários, como ferramenta de tradução automática e sinalário, que apresentaram os sinais por meio de um avatar ou de uma pessoa sinalizando. De modo geral, a Biologia está bem representada nos glossários, porém aprofundando-se em Ecologia encontraram-se maiores carências, especialmente no que diz respeito a sinais que remetam às interações biológicas. Quanto à revisão da literatura nacional, percebeu-se um aumento na quantidade de publicações a partir de 2010, e ainda mais após 2015. Foram discutidas várias questões, como a necessidade de formação de qualidade de TILs (Tradutores/Intérpretes de Libras) e professores para a Educação de Surdos, as carências de sinais, a educação ambiental, dentre outras questões. Ainda será necessário um amplo trabalho de pesquisa, seleção, criação e validação de sinais. Sugere-se o reforço aos glossários já existentes, de modo que se encontrem os sinais da área. A presente pesquisa pode servir como base para esforços futuros e sugere a implementação de estudos práticos acerca do Ensino de Biologia e Ecologia em Libras, visando-se, assim, garantir aos surdos uma Educação em Biologia na sua primeira língua, sua língua de sinais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.titleAbordagem de biologia (ênfase em ecologia) na educação de surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130349pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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