Abordagem de biologia (ênfase em ecologia) na educação de surdos
dc.contributor.advisor | Crossetti, Luciane Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oro, Marcos Vinicius Seganfredo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:03:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241060 | pt_BR |
dc.description.abstract | A abordagem de Biologia, com ênfase em Ecologia, na Educação de Surdos tem sido discutida no meio acadêmico. Algumas dificuldades foram apontadas, sendo que uma delas é encontrar sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) específicos e científicos que conceituem os termos da área e que sejam validados. Propôs-se investigar onde encontrar os sinais da área e apontar quais são as principais carências de sinais. Além disso, propôs-se efetuar uma revisão da literatura nacional, buscando encontrar o que vem sido discutido que relacione o ensino de Biologia e Ecologia à Libras e à Educação de Surdos. Foram pesquisados dicionários de livre acesso na internet que possuíssem sinais da área da Biologia, por convenção ditos todos como glossários. Após, fez-se uma lista de termos da área, com especial atenção à subárea Ecologia, e pesquisou-se a presença ou ausência dos termos/sinais nos glossários. A revisão da literatura nacional foi realizada em plataformas de pesquisa da internet buscando publicações a partir de 2005, ano marco para a Educação de Surdos no Brasil. Foram encontradas variadas formas de glossários, como ferramenta de tradução automática e sinalário, que apresentaram os sinais por meio de um avatar ou de uma pessoa sinalizando. De modo geral, a Biologia está bem representada nos glossários, porém aprofundando-se em Ecologia encontraram-se maiores carências, especialmente no que diz respeito a sinais que remetam às interações biológicas. Quanto à revisão da literatura nacional, percebeu-se um aumento na quantidade de publicações a partir de 2010, e ainda mais após 2015. Foram discutidas várias questões, como a necessidade de formação de qualidade de TILs (Tradutores/Intérpretes de Libras) e professores para a Educação de Surdos, as carências de sinais, a educação ambiental, dentre outras questões. Ainda será necessário um amplo trabalho de pesquisa, seleção, criação e validação de sinais. Sugere-se o reforço aos glossários já existentes, de modo que se encontrem os sinais da área. A presente pesquisa pode servir como base para esforços futuros e sugere a implementação de estudos práticos acerca do Ensino de Biologia e Ecologia em Libras, visando-se, assim, garantir aos surdos uma Educação em Biologia na sua primeira língua, sua língua de sinais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.title | Abordagem de biologia (ênfase em ecologia) na educação de surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130349 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License