Abordagem de biologia (ênfase em ecologia) na educação de surdos
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A abordagem de Biologia, com ênfase em Ecologia, na Educação de Surdos tem sido discutida no meio acadêmico. Algumas dificuldades foram apontadas, sendo que uma delas é encontrar sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) específicos e científicos que conceituem os termos da área e que sejam validados. Propôs-se investigar onde encontrar os sinais da área e apontar quais são as principais carências de sinais. Além disso, propôs-se efetuar uma revisão da literatura nacional, buscando encontr ...
A abordagem de Biologia, com ênfase em Ecologia, na Educação de Surdos tem sido discutida no meio acadêmico. Algumas dificuldades foram apontadas, sendo que uma delas é encontrar sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) específicos e científicos que conceituem os termos da área e que sejam validados. Propôs-se investigar onde encontrar os sinais da área e apontar quais são as principais carências de sinais. Além disso, propôs-se efetuar uma revisão da literatura nacional, buscando encontrar o que vem sido discutido que relacione o ensino de Biologia e Ecologia à Libras e à Educação de Surdos. Foram pesquisados dicionários de livre acesso na internet que possuíssem sinais da área da Biologia, por convenção ditos todos como glossários. Após, fez-se uma lista de termos da área, com especial atenção à subárea Ecologia, e pesquisou-se a presença ou ausência dos termos/sinais nos glossários. A revisão da literatura nacional foi realizada em plataformas de pesquisa da internet buscando publicações a partir de 2005, ano marco para a Educação de Surdos no Brasil. Foram encontradas variadas formas de glossários, como ferramenta de tradução automática e sinalário, que apresentaram os sinais por meio de um avatar ou de uma pessoa sinalizando. De modo geral, a Biologia está bem representada nos glossários, porém aprofundando-se em Ecologia encontraram-se maiores carências, especialmente no que diz respeito a sinais que remetam às interações biológicas. Quanto à revisão da literatura nacional, percebeu-se um aumento na quantidade de publicações a partir de 2010, e ainda mais após 2015. Foram discutidas várias questões, como a necessidade de formação de qualidade de TILs (Tradutores/Intérpretes de Libras) e professores para a Educação de Surdos, as carências de sinais, a educação ambiental, dentre outras questões. Ainda será necessário um amplo trabalho de pesquisa, seleção, criação e validação de sinais. Sugere-se o reforço aos glossários já existentes, de modo que se encontrem os sinais da área. A presente pesquisa pode servir como base para esforços futuros e sugere a implementação de estudos práticos acerca do Ensino de Biologia e Ecologia em Libras, visando-se, assim, garantir aos surdos uma Educação em Biologia na sua primeira língua, sua língua de sinais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1355)
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