A leitura como ferramenta de inclusão social: Banco de Livros e o projeto Lendo para Amanhã
Fecha
2022Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O estudo teve por objetivo verificar a leitura como ferramenta de inclusão social através da percepção dos educadores que participaram do projeto de leitura Lendo para o amanhã, idealizado pelo Banco de Livros, pertencente à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de caráter exploratório com abordagem qualitativa que, na primeira fase, buscou o levantamento bibliográfico, bem como a produção científica de autores que abordam as temáticas sobre leitura, ...
O estudo teve por objetivo verificar a leitura como ferramenta de inclusão social através da percepção dos educadores que participaram do projeto de leitura Lendo para o amanhã, idealizado pelo Banco de Livros, pertencente à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de caráter exploratório com abordagem qualitativa que, na primeira fase, buscou o levantamento bibliográfico, bem como a produção científica de autores que abordam as temáticas sobre leitura, o direito de ler e inclusão social. A coleta e análise dos dados foram obtidos através do questionário disposto aos educadores contendo questões abertas e fechadas. Dessa forma procurou-se evidenciar as concepções da leitura e o quanto o acesso aos livros e à leitura são essenciais, sendo direito de todos e requisito fundamental para o processo de inclusão social. Os resultados do estudo foram satisfatórios diante do engajamento dos participantes e da frequência de utilização dos espaços oferecidos, demonstrando que o projeto Lendo para o Amanhã influenciou de forma positiva no olhar dos educadores, trazendo-lhes inúmeras perspectivas de abordagem de incentivo à leitura de forma lúdica. Propõe-se a realização de um novo estudo que contemple os alunos beneficiados pelo projeto. ...
Abstract
The study aimed to analyze reading as a tool for social inclusion through the perception of educators who participated in the reading project Lendo para o amanhã, conceived by Banco de Livros, belonging to Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. The research is configured as an exploratory case study with a qualitative approach that, in the first phase, sought the bibliographic survey, as well as the scientific production of authors who address the themes of reading, the right to read and social in ...
The study aimed to analyze reading as a tool for social inclusion through the perception of educators who participated in the reading project Lendo para o amanhã, conceived by Banco de Livros, belonging to Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. The research is configured as an exploratory case study with a qualitative approach that, in the first phase, sought the bibliographic survey, as well as the scientific production of authors who address the themes of reading, the right to read and social inclusion.Data collection and analysis were obtained through a questionnaire provided to educators containing open and closed questions. In this way, we sought to highlight the conceptions of reading and how essential access to books and reading are, being everyone's right and a fundamental requirement for the process of social inclusion. The results of the study were satisfactory in view of the engagement of the participants and the frequency of use of the spaces offered, which demonstrate the success of the project. It is proposed to carry out a new study that includes the students benefited by the project. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License