Noite dos Museus em Porto Alegre: the day after
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a capacidade propulsora que um evento como o Noite dos Museus tem na formação de público visitante para os museus localizados no entorno da Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nas edições de 2016 a 2019. Observa o impacto da gestão dos museus voltada a contar, registrar e estudar seu público visitante a fim de alinhar suas atividades e alcançá-lo cumprindo com sua primorosa missão. Utiliza os autores André Desvallées, Franç ...
Este trabalho se propõe a analisar a capacidade propulsora que um evento como o Noite dos Museus tem na formação de público visitante para os museus localizados no entorno da Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nas edições de 2016 a 2019. Observa o impacto da gestão dos museus voltada a contar, registrar e estudar seu público visitante a fim de alinhar suas atividades e alcançá-lo cumprindo com sua primorosa missão. Utiliza os autores André Desvallées, François Mairesse, Manuelina Maria Duarte Cândido, Adriana Mortara de Almeida e Luciana Sepúlveda Köptcke, para destacar os conceitos que norteiam a pesquisa: comunicação, gestão e público. Foram pesquisados dados quantitativos e qualitativos relativos ao público visitante do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, do Memorial do Rio Grande do Sul, do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, e do Santander Cultural/Farol Santander. Também, foram investigados relatórios junto à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, além de artigos e trabalhos realizados sobre as temáticas norteadores desta pesquisa, entrevistas semiestruturadas com os representantes dos museus selecionados e da agência organizadora do evento. Conclui que, mesmo o evento trazendo visibilidade aos museus, não necessariamente faz o público voltar em outras oportunidades para apreciar a agenda de atividades das instituições culturais. ...
Abstract
This work proposes to analyze the driving capacity that an event such as the Noite dos Museus has in the formation of the visiting public for the museums located around Praça da Alfândega, in the Historic Center of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the editions from 2016 to 2016. 2019. Observes the impact of museum management aimed at counting, recording and studying its visiting public in order to align its activities and reach it fulfilling its exquisite mission. It uses the authors André D ...
This work proposes to analyze the driving capacity that an event such as the Noite dos Museus has in the formation of the visiting public for the museums located around Praça da Alfândega, in the Historic Center of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the editions from 2016 to 2016. 2019. Observes the impact of museum management aimed at counting, recording and studying its visiting public in order to align its activities and reach it fulfilling its exquisite mission. It uses the authors André Desvallées, François Mairesse, Manuelina Maria Duarte Cândido, Adriana Mortara de Almeida and Luciana Sepúlveda Köptcke, to highlight the concepts that guide the research: communication, management and public. Quantitative and qualitative data related to the visiting public of the Rio Grande do Sul Museum of Art, the Rio Grande do Sul Memorial, the Hipólito José da Costa Communication Museum, and the Santander Cultural/Farol Santander were researched. Also, reports were investigated with the Secretary of State for Culture of Rio Grande do Sul and the State System of Museums of Rio Grande do Sul, in addition to articles and works carried out on the guiding themes of this research, semi structured interviews with representatives of the selected museums. and the event's organizing agency. It concludes that, even though the event brings visibility to museums, it does not necessarily make the public come back for other opportunities to appreciate the agenda of activities of cultural institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License