Produtos e serviços das bibliotecas escolares da rede Marista: da prevenção da desinformação à promoção da cidadania
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Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Apresenta os produtos e serviços de prevenção à desinformação e promoção da cidadania nas bibliotecas escolares da Rede Marista. Como objetivos específicos, buscou-se verificar quais serviços e produtos de prevenção à desinformação são ofertados pelas bibliotecas escolares da rede; analisar como as/os bibliotecários que atuam na rede percebem as atividades de prevenção à desinformação e refletir sobre o papel das bibliotecas escolares no favorecimento da cidadania por meio da prevenção à desinf ...
Apresenta os produtos e serviços de prevenção à desinformação e promoção da cidadania nas bibliotecas escolares da Rede Marista. Como objetivos específicos, buscou-se verificar quais serviços e produtos de prevenção à desinformação são ofertados pelas bibliotecas escolares da rede; analisar como as/os bibliotecários que atuam na rede percebem as atividades de prevenção à desinformação e refletir sobre o papel das bibliotecas escolares no favorecimento da cidadania por meio da prevenção à desinformação. Fundamenta-se em conceitos de informação, desinformação e cidadania, assim como as bibliotecas escolares e os produtos e serviços oferecidos por estas unidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, operada por meio de um estudo de caso, utilizando a entrevista e o questionário como recurso metodológico. Como interpretação dos dados, tem-se a discussão sobre o universo das atividades de prevenção à desinformação realizadas pelas bibliotecas no contexto escolar. Analisa a relação entre o planejamento e a gestão das atividades, bem como a execução dos serviços informacionais da Rede Marista que possam prevenir a desinformação e promover a cidadania. Os resultados apontam que os serviços e produtos das bibliotecas atendem à demanda, mesmo sem a intencionalidade específica de prevenir a desinformação. Por meio das atividades de orientação científica, as bibliotecárias desempenham um papel de educadoras, preparando os alunos para fazer um uso consciente das informações, mesmo que seu enfoque não seja a desinformação. Conclui-se que as bibliotecas escolares estudadas são atuantes na construção da consciência cidadã, cumprindo os ideais de sua mantenedora por meio de seus produtos e serviços. ...
Abstract
This study presents the products and services of the Marist Network school libraries that fight against the disinformation thus promoting citizenship awareness. One of the main objectives of this study was to verify what anti-disinformation services and products are offered by the Marista Network school libraries. In addition, an analysis of how the librarians who work at Marista Institute perceive the anti-disinformation activities as well as a reflection on how the school libraries play an im ...
This study presents the products and services of the Marist Network school libraries that fight against the disinformation thus promoting citizenship awareness. One of the main objectives of this study was to verify what anti-disinformation services and products are offered by the Marista Network school libraries. In addition, an analysis of how the librarians who work at Marista Institute perceive the anti-disinformation activities as well as a reflection on how the school libraries play an important role in supporting the population through anti-disinformation actions are also discussed. This work is based on the concepts of information, disinformation, and citizenship, as well as the products and services offered by school libraries. This basic research involves qualitative and exploratory approaches through a study case (Marista Network) that utilizes interviews and questionnaires as methodological resources. As an interpretation of the data, there is a discussion about the universe of activities to prevent misinformation carried out by libraries in the school context. It analyzes the relationship between the planning and management of activities, as well as the execution of the information services of the Marist Network that can prevent misinformation and promote citizenship. The results show that library services and products meet the demand, even without the specific intention of preventing misinformation. Through scientific guidance activities, librarians play the role of educators, preparing students to make conscious use of information, even if their focus is not on disinformation. It is concluded that the school libraries studied are active in the construction of citizen awareness, fulfilling the ideals of their sponsor through their products and services. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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