Mostrar el registro sencillo del ítem
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
dc.contributor.author | Baldo, Ana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Elisete Enir Bernardi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T04:47:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-9949 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240392 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article, as a bibliographic one, aims to analyze the intransitivity concepts, naive transitivity, and consciousness critical transitivity in Paulo Freire, based on Education and Brazilian News and Education as a Freedom Practice. Freire shows us the existing levels of consciousness and describes them emphasizing the importance of critical and problematized education in the transition process from a naive level to a critical level. We can affirm that there is a direct relationship between education, the level transition of critical consciousness and the human and society transformation. | en |
dc.description.abstract | Este artículo, de carácter bibliográfico, tiene como objetivo analizar los conceptos de intransitividad, transitividad ingenua y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire, utilizando las obras Educación y actualidad brasileña y Educación como práctica de la Libertad. Freire nos muestra los niveles de conciencia existentes y los describe enfatizando la importancia de la educación crítica y problematizadora en el proceso de transición de un nivel ingenuo a un nivel crítico. Podemos afirmar que existe una relación directa entre la educación, la transición al nivel de conciencia crítica y la transformación humana y social. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Levels of consciousness | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Niveles de conciencia | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.title | Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | Intransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire | en |
dc.title.alternative | Intransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138638 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39541)Ciencias Humanas (6787)