Percepções de professores de física quanto às tecnologias digitais
dc.contributor.author | Da Dalt, Silvana | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcez, Mônica Regina | pt_BR |
dc.contributor.author | Liao, Tarliz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T04:45:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240331 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é norteado pelos resultados de uma pesquisa que buscou refletir e relacionar perspectivas e práticas docentes às tecnologias digitais. A metodologia utilizada desdobrou-se por meio de pesquisa qualitativa, em uma perspectiva de estudo de caso, cujo instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada onde todos os sujeitos são professores de física e candidatos ao ingresso a um curso de mestrado profissional em ensino de física. Hoje em sala de aula, parte dos professores que lecionam física não possuem formação adequada na área, desta forma, a parcialidade do conhecimento na área corrobora para o distanciamento do uso das tecnologias digitais. O objetivo geral da pesquisa que originou esse artigo foi mapear se as concepções desses sujeitos sobre o conceito de tecnologia digital, suas reflexões, as possíveis utilizações que incidem em suas salas de aula. Buscamos investigar se suas formações iniciais promoveram tais discussões ou se sua práxis cotidiana foi determinante nesse processo, devido ao fato de vislumbrarmos a utilização e apropriação das tecnologias digitais, enquanto potenciais vetores cognitivos. Não obstante, apesar de sabermos sobre ofertas de cursos de formação que propõem a utilização das tecnologias digitais, constata-se que o uso dessas como meta final não é capaz de fazer refletir e mudar práticas tradicionais. Nesta direção, pensamos ser fundamental que professores em processos de formação aprendam e reflitam acerca do conceito de tecnologia e a respeito de seus impactos na sociedade. Torna-se ainda imperioso pensar acerca do ensino onlife pelo qual se consolide um (re)pensar via tecnologia digital, coletivo e planejado alinhado com as demandas sociais na contemporaneidade promovendo contributos a futuros cidadãos adentrarem a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnológico, pensando a utilização das tecnologias digitais em suas vidas cotidianas e amparando-os nesse processo que os empodere quanto aos exercícios de sua cidadania em viés crítico, emancipatório e coletivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the results of an investigation that sought to reflect and relate teaching perspectives and practices to digital technologies. The methodology comprehends qualitative research, in a case study perspective, whose instrument used was a semi-structured interview where all subjects are physics teachers and candidates for admission to a professional master's course in physics education. Nowadays, part of the professionals who teach physics do not have specific academic education, thus, the partial knowledge in the area corroborates the distance from the use of digital technologies. Thus, this paper aims at mapping the conceptions of these subjects about the concept of digital technology, their reflections, and the possible uses that affect their classroom activity. The questions investigate whether their academic education promoted such discussions or whether their daily practice was decisive in this process, due to the fact that the authors glimpse the use and appropriation of digital technologies as potential cognitive vectors. Nevertheless, despite the existence of training courses that propose the use of digital technologies, it appears that their use as final goal is not capable of causing reflection and changing traditional practices. In this sense, the authors think it is essential that teachers in training processes learn and reflect on the concept of technology and its impacts on society. It is imperative to think about an onlife education through which a (re)thinking via digital technologies, collective and planned, in line with contemporary social demands, is consolidated, promoting contributions for future citizens to enter an increasingly competitive and technological labor market, thinking about the use of digital technologies in their daily lives and supporting and empowering them to exercise their citizenship in a critical, emancipatory and collective perspective. | en |
dc.description.abstract | Este artículo se guía por los resultados de una investigación que ha buscado reflexionar y relacionar perspectivas y prácticas docentes con las tecnologías digitales. La metodología empleada se ha desarrollado a través de una investigación cualitativa, en una perspectiva de estudio de caso, cuyo instrumento utilizado ha sido una entrevista semiestructurada en la que todos los sujetos son profesores de Física y candidatos a la admisión en una maestría profesional en enseñanza de la Física. Hoy día, en el aula, parte de los profesores que imparten la Física no posee una formación adecuada en el área, por lo que la parcialidad del conocimiento en el área contribuye para el alejamiento del uso de las tecnologías digitales. El objetivo general de la investigación que ha dado origen a este artículo ha sido mapear las concepciones de esos sujetos sobre el concepto de tecnología digital, sus reflexiones y los posibles usos que caben en sus aulas. Aquí en este estudio se buscó investigar si sus carreras iniciales han promovido tales discusiones o si sus prácticas diarias han sido determinantes en ese proceso, debido al hecho de que perciben el uso y apropiación de las tecnologías digitales como potenciales vectores cognitivos. Sin embargo, aunque se tenga acceso a carreras que proponen el uso de tecnologías digitales, se constata que su utilización como objetivo final no logra la capacidad de generar la reflexión y el cambio de las prácticas tradicionales. En ese sentido, se cree que es fundamental que los profesores durante sus carreras aprendan y reflexionen sobre el concepto de tecnología y sus impactos en la sociedad. Para ello es imperativo pensar en una educación en línea por la cual se pueda consolidar un (re)pensamiento colectivo y planificado, a través de la tecnología digital, en conformidad con las demandas sociales contemporáneas y que proporcione contribuciones a los futuros ciudadanos para que estos puedan ingresar a un mercado laboral cada vez más competitivo y tecnológico y pensar sobre la utilización de las tecnologías digitales en su día a día, apoyándoles en un proceso que los empodere para ejercer su ciudadanía en una perspectiva crítica, emancipadora y colectiva. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Edutec [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS : UFMS, 2021. Vol. 1, n. 1 (2021), 27 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technological education | en |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Física : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Educación tecnológica | es |
dc.subject | Enseñanza de la Física | es |
dc.subject | Tecnologías digitales | es |
dc.title | Percepções de professores de física quanto às tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Perceptions of physics teachers about digital technologies | en |
dc.title.alternative | Percepciones de los profesores de física sobre las tecnologías digitales | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136352 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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