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dc.contributor.advisorWottrich, Laurapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Almeida dapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:43:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240253pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como como problema de pesquisa responder ao questionamento “como os usuários do Twitter receberam as derrotas das seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil na Olimpíada de Tóquio?”. O objetivo geral é entender os processos comunicacionais dentro deste contexto, identificando quais foram as temáticas que mobilizaram as audiências na construção de sentidos após as derrotas de cada uma das seleções. A escolha do Twitter como objeto de análise se deu pela relevância da plataforma enquanto segunda tela, sendo utilizada para comentar e informar sobre fenômenos midiáticos em tempo real. Utilizando-se de um levantamento bibliográfico, a monografia aborda três conceitos centrais como embasamento para a análise de dados, sendo eles: segunda tela, recepção midiática e convergência midiática. Já nos processos metodológicos, utilizou-se da pesquisa exploratória, análise de conteúdo e categorização temática para encontrar os dados qualitativos que respondem ao problema de pesquisa. Por fim, como resultado, identificou-se que as temáticas esportiva e política foram os temas centrais e determinantes para a construção de sentido dos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has as a research problem to answer the question "how did Twitter users receive the defeats of the Brazilian men's and women's volleyball teams at the Tokyo Olympics?". The general objective is to understand the communicational processes within this context and identify which were the themes that mobilized the audiences in the construction of meanings after the defeats of each team. The choice of Twitter as object of analysis was due to the relevance of the platform as a second screen, being used to comment and inform about media phenomenon in real time. Using a bibliographical survey, this monograph addresses three central concepts as a basis for data analysis: second screen, media reception and media convergence. As for the methodological processes, exploratory research, content analysis, and thematic categorization were used to find the qualitative data that answer the research problem. Finally, as a result, it was identified that the sports and political themes were the central and determining themes for the construction of meaning of the subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de recepçãopt_BR
dc.subjectConvergenceen
dc.subjectSecond screenen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectSportsen
dc.subjectVolleyballen
dc.titleMuito além de Tokyo 2020: uma análise da recepção dos insucessos das seleções brasileiras de vôlei no Twitter.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHabckost, Gabriela Saraivapt_BR
dc.identifier.nrb001142268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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