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dc.contributor.advisorCarvalho, Helenicept_BR
dc.contributor.authorPereira, Helen Moraespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:43:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240246pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva retomar a linha do tempo da vida da estilista Zuzu Angel (1921 - 1976), através de uma pesquisa bibliográfica, e compreender o papel da moda como manifestação política nos anos de chumbo através de um estudo de caso do desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort". Para alcançar ambos os objetivos e responder ao problema de pesquisa Como as peças produzidas por Zuzu Angel, para o desfile "International Dateline Collection III – Holiday and Resort", se tornaram objeto de manifestação política?,se fez necessário abordar o conceito de moda com enfoque em comunicação em um primeiro momento, através de Mesquita (1997), Bernard (1989) e Braga (2021) e em um segundo momento com enfoque em política pelas teorias de autores abordados por Bernard (1989), Mccraken (2003), Veissid (2018) e artigos das revistas Harpers Bazaar e Carta Capital. No âmbito da contextualização histórica da situação política da época, utilizou-se das obras de Araujo; Silva e Santos (2013) e Veissid (2018) com apoio em artigos de imprensa. Para discorrer sobre a história de Zuzu utilizou-se principalmente de conteúdos disponibilizados no Acervo Digital Zuzu Angel, mas também foram essenciais os materiais produzidos por Thomé (2017), Braga (2014), pelo Instituto Vladimir Herzog e revista Elle. Através da análise teórica e retomada da trajetória de Zuzu Angel e seu desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort", foi possível entender que moda comunica, e possui forte caráter de manifestação política.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to revisit life of the stylist Zuzu Angel (1921 - 1976), through a bibliographic research, and to understand the role of fashion as a political manifestation in the years of lead through a case study of the fashion show "International Dateline Collection III - Holiday and Resort". To achieve both objectives and answer the research problem, it was necessary to approach the concept of fashion with a focus on communication at first, through Mesquita (1997), Bernard (1989) and Braga (2021) and in a second moment with focus on politics by the theories of authors approached by Bernard (1989), Mccraken (2003), Veissid (2018) and articles from the magazines Harpers Bazaar and Carta Capital. In the historical contextualization of the political situation of the day, the works of Araujo were used; Silva and Santos (2013) and Veissid (2018) supported by press articles. To discuss the history of Zuzu, content available in the Zuzu Angel Digital Collection was mainly used, but materials produced by Thomé (2017), Braga (2014), by the Vladimir Herzog Institute and Elle magazine were also essential. Through the theoretical analysis and review of the trajectory of Zuzu Angel and her show "International Dateline Collection III - Holiday and Resort", it was possible to understand that fashion communicates, and has a strong character of political manifestation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolitical manifestationen
dc.subjectAtivismo políticopt_BR
dc.subjectModa : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectFashionen
dc.titleModa como manifestação política: Zuzu Angelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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