Abordagens teórico-metodológicas das relações étnicoraciais para a sociologia do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O artigo discute abordagens e possibilidades heurísticas das relações étnicoraciais no ensino de Sociologia para o ensino médio. Ao seguir as pistas de alguns estudos clássicos e contemporâneos sobre relações raciais, o artigo sugere a articulação de duas estratégias teórico-metodológicas. A primeira seção destaca os processos ideológicos e a produção de relações étnico-raciais. Na segunda parte, articula essa proposição mostrando como os sistemas sociais podem ser racializados. Por fim, o arti ...
O artigo discute abordagens e possibilidades heurísticas das relações étnicoraciais no ensino de Sociologia para o ensino médio. Ao seguir as pistas de alguns estudos clássicos e contemporâneos sobre relações raciais, o artigo sugere a articulação de duas estratégias teórico-metodológicas. A primeira seção destaca os processos ideológicos e a produção de relações étnico-raciais. Na segunda parte, articula essa proposição mostrando como os sistemas sociais podem ser racializados. Por fim, o artigo argumenta que a abordagem relacional da sociologia encontra bases epistemológicas e heurísticas promissoras nas relações étnico-raciais, bastando ver que sua inserção pôs à vista outras relações, processos e fenômenos atinentes aos conteúdos da Sociologia do Ensino Médio. ...
Abstract
The article discusses approaches and heuristic possibilities of ethnicracial relations in the teaching of Sociology for secondary education. Following the clues of some classic and contemporary studies on race relations, the article suggests the articulation of two theoretical-methodological strategies. The first section highlights ideological processes and the production of ethnic-racial relations. In the second part, it articulates this proposition by showing how social systems can be raciali ...
The article discusses approaches and heuristic possibilities of ethnicracial relations in the teaching of Sociology for secondary education. Following the clues of some classic and contemporary studies on race relations, the article suggests the articulation of two theoretical-methodological strategies. The first section highlights ideological processes and the production of ethnic-racial relations. In the second part, it articulates this proposition by showing how social systems can be racialized. Finally, the article argues that the relational approach of sociology finds promising epistemological and heuristic bases in ethnic-racial relations, because its insertion exposed other relationships, processes and phenomena related to the contents of Sociology in High School. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License