Histórias da literatura e da realidade : debatendo sobre as violências de gênero no ensino médio técnico
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A violência contra a mulher possui raízes históricas na sociedade brasileira e esta realidade está presente em diferentes situações e práticas cotidianas. Diversas pesquisas mostram que meninas, adolescentes e mulheres vivenciam experiências de violência de gênero desde muito cedo e, não raras vezes, no âmbito doméstico e familiar. A partir de uma experiência didático-pedagógica entre estudantes da Educação Profissional Técnica de nível médio, em Porto Alegre/RS, este trabalho aborda a importân ...
A violência contra a mulher possui raízes históricas na sociedade brasileira e esta realidade está presente em diferentes situações e práticas cotidianas. Diversas pesquisas mostram que meninas, adolescentes e mulheres vivenciam experiências de violência de gênero desde muito cedo e, não raras vezes, no âmbito doméstico e familiar. A partir de uma experiência didático-pedagógica entre estudantes da Educação Profissional Técnica de nível médio, em Porto Alegre/RS, este trabalho aborda a importância do debate sobre violência de gênero na Educação Básica, a partir da perspectiva da Educação em Direitos Humanos e com base na legislação de educação, vigente no país. O estudo busca conhecer as perspectivas de estudantes do ensino médio profissional acerca da igualdade de gênero e se veem importância no debate sobre violência de gênero na educação básica. A pesquisa pretende suscitar a reflexão sobre as relações sociais de gênero, através de atividades pedagógicas elaboradas em conjunto com estudantes da educação básica. Esta proposta parte do referencial teórico das Ciências Sociais, dos Estudos de Gênero e Feministas e visa o fortalecimento da perspectiva de igualdade de gênero e do respeito aos direitos das mulheres contribuindo, assim, para a formação da cidadania das pessoas participantes, enquanto protagonistas de seus direitos e deveres. Como metodologia, a pesquisa utiliza a pesquisa-ação, buscando suscitar a reflexão sobre Violências de Gênero através de atividades elaboradas no formato de Oficina Pedagógica. Entre os resultados, podemos verificar que os conhecimentos construídos coletivamente nos encontros mobilizaram as pessoas envolvidas na atividade, as quais identificaram e questionaram uma série de práticas sociais sexistas e violências de gênero nas suas reflexões críticas. A proposta foi plenamente satisfatória e possui excelente potencial como material educativo, na medida em que pode estimular não só as pessoas participantes a serem multiplicadoras das reflexões produzidas ao longo da Oficina, mas também pode ser desenvolvida em outros espaços escolares e nas comunidades de que fazem parte. ...
Abstract
Violence against women has historical roots in Brazilian society and this reality is present in different everyday situations and practices. Research shows that girls, adolescents, and women experience gender-based violence from an early age–often in the domestic and family spheres. In a didactic-pedagogical experience with high school students of Technical Professional Education in Porto Alegre/RS, this work focuses on the importance of the gender violence debate at Basic Education level, from ...
Violence against women has historical roots in Brazilian society and this reality is present in different everyday situations and practices. Research shows that girls, adolescents, and women experience gender-based violence from an early age–often in the domestic and family spheres. In a didactic-pedagogical experience with high school students of Technical Professional Education in Porto Alegre/RS, this work focuses on the importance of the gender violence debate at Basic Education level, from a Human Rights Education perspective. The study intends to understand professional high school students’ perspectives on gender equality and whether they see importance in gender-based violence debate in basic education. This research intends to know social relations perspectives on gender through pedagogical activities elaborated together with basic education students. This proposal is based on Social Sciences, Gender and Feminist Studies theoretical framework, and aims to strengthen gender equality and respect for women's rights. It intends to contribute to the formation of citizenship of the participating people, as protagonists of their rights and duties. This research uses action research as a methodology, seeking to raise awareness on Gender Violence through activities developed as Pedagogical Workshops. As a result, we can verify that the knowledge collectively constructed in the meetings mobilized the people involved in the activity, who identified and questioned a series of sexist social practices and gender violence in their critical reflections. The proposal was fully satisfactory and with excellent educational potential, which can encourage participants to be multipliers of the reflections produced throughout the Workshop, beyond the school space, in other social groups and in the communities to which they belong. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License